A primeira geração do Onix , que passou a se chamar somente Joy após a chegada do modelo atualizado , ainda era produzida em São Caetano do Sul (SP) . Mas a produção será transferida para a Colômbia a partir de sexta-feira (28).
O compacto Onix Joy não é vendido desde janeiro no Brasil , e toda a produção era exportada para países vizinhos. Agora, a GM prepara a fábrica para a produção da nova geração da picape Montana , que chegará em breve.
Portanto, serão produzidos no Grande ABC somente o Tracker e a Montana, que compartilham a mesma plataforma ( GEM ), e também a Spin , que será a única representante da antiga plataforma (GSM) da GM ainda em produção no Brasil .
O Tracker era fabricado apenas no Brasil, mas nesta semana a Chevrolet confirmou que irá dividir as produções do SUV entre São Caetano e Santa Fé , na Argentina. Atualmente o Tracker é comercializado no Brasil , Argentina e Colômbia .
Segundo o portal Diário do Grande ABC , o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Caetano afirma que 20 funcionários foram demitidos por conta das mudanças na fábrica da Chevrolet.
A produção da Onix e Onix Plus não sofreu alterações, visto que os modelos são fabricados em Gravataí (RS).
As mudanças no funcionamento da fábrica de São Caetano do Sul reforçam quanto a Chevrolet aposta na nova geração da Montana , esperada para 2023 . Recentemente a fábrica de motores de Joinville (SC) anunciou a adoção do terceiro turno , visando aumentar o volume de propulsores produzidos.
A nova Montana irá contar exclusivamente com o motor 1.2 turbo , de três cilindros , que entrega 133 cv de potência no etanol e 132 cv na gasolina, além de 21,4 kgfm de torque no etanol e 19,4 na gasolina.
A picape contará apenas com tração dianteira , e será equipada com câmbio automático . No Tracker , o conjunto tem consumo urbano de 7,7 km/l e 11,2 km/l com etanol e gasolina, respectivamente, enquanto na estrada , as médias sobem para 9,4 e 13,5 km/l.