1-) Pagani
O nome Pagani está associado ao italiano Zonda, um dos esportivos mais velozes do universo, mas a sua origem está atrelada à Argentina, mais especificamente ao fundador argentino Horácio que fez fortuna na Itália.
Eles se lançaram no mundo e fizeram fama longe de sua terra natal. Listamos 10 marcas de carros cuja origem do nome é contrária à nacionalidade. Confira.
O nome Pagani está associado ao italiano Zonda, um dos esportivos mais velozes do universo, mas a sua origem está atrelada à Argentina, mais especificamente ao fundador argentino Horácio que fez fortuna na Itália.
A fabricante fica na capital do carro nos EUA (Detroit, Michigan), porém um de seus mentores, Louis, era suíço que, antes de migrar para o continente americano, passou pela França onde descobriu a paixão pela mecânica.
O neozelandês Leslie Bruce já fazia bonito na Fórmula 1 com a sua primeira vitória no GP dos EUA, com apenas 22 anos em 1958 e, em 1963, já havia fundado a equipe britânica com seu sobrenome: McLaren F1 Team.
A fama vem antes dos esportivos alemães: o engenheiro austríaco Ferdinand criou o primeiro híbrido Lohner-Porsche, o VW Beetle e o Mercedes-Benz SS/SSK, tudo graças a forte influência germânica que teve de seus pais na Áustria.
Aos menos íntimos, diriam que a origem é italiana, só que não... Ettore Bugatti fez fama na cidade francesa de Molsheim, na Alsácia a partir de 1909 e criou importantes projetos como o T35 de 1924, que obteve 1.850 vitórias em competições.
Alejandro era argentino e, em 1955, foi obrigado a fugir de seu país por conta do regime militar. Já na Itália, casou com a pilota de corridas americana Isabelle Haskell e juntos firmaram a parceria na província de Modena no ano de 1959.
De 1949, a companhia italiana fez bonito nos anos 60 com seu 850 TC rivalizando com Porsche 904 e Ferrari Dino, mas as origens de seu criador são totalmente adversas. Para começar, Carlo Abarth era austríaco e só pilotava motos.
A marca do grupo norte-americano GM foi criada em 1903 pelo escocês David Dunbar, um engenheiro à frente de seu tempo que lhe rendeu o título de inventor da configuração “overhead valve” ou válvulas no cabeçote dos motores.
Com sede espanhola, ela só veio à tona por influências suíças. O pivô foi o engenheiro Marc Birkigt que se instalou em Barcelona e fez fama também com motores aeronáuticos para a empresa.
A corporação faz esportivos elétricos e armazena energia e muita, até mandou um carro, literalmente, para o espaço... Firmada nos EUA, tem como cofundador o sul-africano Elon Musk, que a tornou uma das 10 montadoras mais valiosas do planeta.