O veículo conceitual pode proporcionar uma economia de até 8% graças a um novo conceito aerodinâmico e às tecnologias já agregadas ao caminhão de série.
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O veículo conceitual pode proporcionar uma economia de até 8% graças a um novo conceito aerodinâmico e às tecnologias já agregadas ao caminhão de série.

A divisão de Caminhões e Ônibus da Volkswagen apresentou recentemente o seu novo veículo conceito: o  Meteor Optimus cujo projeto tem como foco principal a economia de combustível.

De acordo com a montadora, o veículo conceitual pode proporcionar uma economia de até 8% graças a um novo conceito aerodinâmico e às tecnologias já agregadas ao caminhão de série, o que impacta também na redução das emissões equivalentes de CO2.

Além da vantagem em prol da sustentabilidade e economia, esse protótipo ganha também em ganhos em conforto, segurança e conectividade com soluções de ponta como câmeras no lugar de retrovisores e massageador no banco do motorista.

O veículo vem com um sofisticado conjunto de defletores espalhados portoda a carroceria para assegurar a maior aerodinâmica , além de pneus especiais de baixa resistência ao rolamento. Até as calotas também vêm com uma turbina acoplada para diminuir o arrasto e melhorar a refrigeração dos freios.

Há também recursos como o predictive shifting, controle eletrônico que antecipa até 2 quilômetros de condições de rodagem para atuar de uma forma mais eficiente na troca de marchas e oferecer uma melhor performance na operação.

Na cabine, quatro câmeras e três monitores ajudam no campo de visão, eliminando pontos cegos e melhorando visibilidade noturna em virtude de sensores infravermelhos. Outra comodidade é o sistema de massagem ,com duas opções de intensidade e posição.

Conforto é o padrão na família Volkswagen, seja de série ou nesse modelo conceito, que traz o mesmo acabamento de bancos (que agregam diversas opções de ajustes, mas numa cor exclusiva), cama e itens de comodidade, como a geladeira e o climatizador.

No Optimus, o revestimento interno é todo mais ecológico, feito com grafeno, para diminuir a pegada de carbono do modelo, e traz ainda tratamento antiviral e bactericida.

O caminhão também já vem com a solução mais avançada da VWCO em seu painel 100% digital e suas inúmeras funções, além da central multimídia de 10 polegadas , que facilita a operação com visual ainda mais intuitivo e sensível ao toque.

Assim como todos os veículos da marca, o VW Meteor Optimus já está pronto para rodar com o diesel verde (óleo vegetal hidrotratado ou HVO da sigla em inglês) , combustível alternativo e renovável que tem sido apontado como bastante promissor para a matriz energética nacional, embora ainda não comercializado em larga escala no país.

Abastecido com HVO, esse modelo pode alcançar uma redução de até 90% nas emissões de CO2 , quando comparado ao diesel tradicional do mercado.

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