A Porsche está estreando no Salão do Automóvel de Los Angeles o novo 911 Dakar , um modelo “tão confortável fora da estrada quanto na estrada”.
Limitado a 2.500 unidades , o cupê relembra a primeira vitória geral da Porsche no Rally Paris-Dakar de 1984 , que ocorreu em simultâneo com o nascimento da tração integral no 911 e sendo assim, o novo carro também é disponibilizado com o opcional Pacote Rallye Design.
Logo de cara, o que mais chama a atenção no novo 911 Dakar é a altura livre do solo, 50 milímetros mais alta que a de um 911 Carrera com suspensão esportiva; e o sistema de elevação de série, pode subir a dianteira e a traseira em mais 30 milímetros.
Segundo a marca, a configuração de "nível alto" possibilita aventuras fora de estrada em velocidades de até 170 km/h. Acima desta velocidade, o carro abaixa automaticamente para o nível normal.
Ainda na parte visual, há pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus (tamanho 245/45 ZR 19 na dianteira e 295/40 ZR 20 na traseira) com bandas de rodagem de nove milímetros de profundidade.
Sob a tampa do motor, o clássico seis cilindros boxer, é um biturbo de três litros com 480 cv (353 kW) e um torque máximo de 58,12 kgfm. De acordo com a fabricante, ele atinge 100 km/h em 3,4 segundos; devido ao uso de pneus para todos os terrenos, a velocidade final é limitada a 240 km/h.
Somado a isso, a o câmbio PDK de oito velocidades
e tração integral. Os itens de série também incluem eixo traseiro direcional, coxins vindos do 911 GT3
e sistema de estabilização anti-rolagem PDCC (Porsche Dynamic Chassi Control).
O Dakar também é contemplado pelos dois novos modos de condução: Rallye
, para superfícies soltas e irregulares e, apresenta tração total com foco na traseira e Off-road
, a altura livre do solo elevada é ativada automaticamente. Ambos são auxiliados pelo novo Rallye Launch Control
, que permite uma aceleração impressionante em superfícies lisas e deslizamento das rodas de cerca de 20%.
O novo esportivo há spoiler traseiro leve e fixo, de plástico reforçado com fibra de carbono, assim como a tampa do porta-malas, além de alças de reboque de alumínio em vermelho na dianteira e na traseira, caixas e saias das rodas alargadas e elementos de proteção nas saias dianteiras, traseiras e laterais e entradas de ar protegidas com grades de aço inoxidável.
No interior, há bancos concha completos de série e a remoção dos bancos traseiros. Os vidros leves e a bateria leve reduzem ainda mais seu peso, permitindo que o Porsche 911 Dakar pese apenas 1.605 kg, apenas 10 kg mais pesado que o 911 Carrera 4 GTS com PDK.
Um aspecto que define o interior do Dakar, são as superfícies Race-Tex padrão
com costura decorativa em verde, que também é disponibilizada exclusivamente como acabamento externo metálico para o 911 Dakar. O Pacote Rallye Sport
é opcional e inclui barras de proteção anticapotamento, cintos de segurança de seis pontos e extintor de incêndio.
O 911 Dakar será oferecido para pré-vendas no Brasil ainda em 2022. Preços e prazo de entrega, ainda não foram confirmados pela montadora.