Mercedes-AMG S63 é o modelo de produção em série mais potente da Mercedes-Benz
Divulgação/Mercedes-Benz
Mercedes-AMG S63 é o modelo de produção em série mais potente da Mercedes-Benz

O Mercedes-Benz Classe S é tradicionalmente um dos ícones do luxo no mundo automotivo , e como é regra para os principais modelos da fabricante alemã, o maior sedã da marca recebeu o tratamento AMG , e agora conta com 802 cv de potência e 145,82 kgfm de torque , mais do que alguns caminhões da marca. É de deixar Ferrari comendo poeira.

 O S 63 E Performance herda tecnologia desenvolvida na Formula 1, assim como na  recém lançada C 63 , e combina um motor V8 4.0 biturbo a gasolina, uma usina capaz de entregar 611 cv a 5.500 giros e 91,77 kgfm de torque, disponíveis completamente logo aos 2.500 giros.

Mas não termina por aí. Esse propulsor é “auxiliado” por um motor elétrico de 95 cv e 32,63 kgfm de torque posicionado no eixo traseiro , que pode ter picos de potência de 188 cv, mas apenas por 10 segundos .

Grade Panamericana que vem se tornando marca registrada dos AMG recentes, está presente na Classe S
Divulgação/Mercedes-Benz
Grade Panamericana que vem se tornando marca registrada dos AMG recentes, está presente na Classe S

A potência máxima do conjunto chega a 802 cavalos e 145,85 kgfm de torque . O torque, vale mencionar, é superior ao do caminhão  Mercedes-Benz Axor 1933 4x2 , por exemplo. Embora sejam veículos e motores concebidos com objetivos diferentes, o dado é curioso.

A transmissão é de nove velocidades , e o motor elétrico também conta com um câmbio dedicado de duas marchas apenas , para uso em modo exclusivamente elétrico. Nessa função a autonomia é de até 33km, e as baterias contam com apenas 13,1 kWh.

Embora o peso do S63 seja de 2.595 kg, a aceleração de 0 a 100 km/h é em apenas 3,3 segundos , enquanto a velocidade máxima varia entre 250 e 290 km/h . Para se aproximar dos 300 km/h, o modelo precisa ser equipado com o kit AMG Driver Package , que nos Estados Unidos é oferecido de série, mas é opcional na Europa.

Apesar do luxo, classe S serve de base ainda para o modelo da Maybach, ainda mais luxuosa
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Apesar do luxo, classe S serve de base ainda para o modelo da Maybach, ainda mais luxuosa

O modelo mede 5,33 m de comprimento , 1,92 m de largura e 1,51 m de altura. Os passageiros tem conforto garantido  graças aos 3,21 m de entre-eixos. Para auxiliar o condutor a manobrar, o sedã é equipado com eixo traseiro esterçante em até 2,5 graus, para facilitar ao estacionar ou realizar curvas em alta velocidade, afinal, ainda é um AMG.

Por falar em alta velocidade , nas Autobahns alemãs, o S63 se sentirá tão em casa que sua suspensão a ar  poderá se rebaixar em 1 cm em velocidades acima de 121 km/h, que junto do sistema de estabilização do veículo, garante mais controle para o condutor em altas velocidades.

O S63 terá sete modos de condução , e além de acertos de suspensão e mapa de motor , dependendo da configuração, os coxins do motor são ajustados para transmitir mais, ou menos, vibração para a carroceria.

Se anda rápido, é preciso parar também. O S63 AMG conta com freios (opcionais) de cerâmica de 400 mm de diâmetro na dianteira e 380 na traseira, que podem ser vistos atrás das rodas de 20 polegadas, ou 21, que são opcionais.

O modelo ainda conta com diversos assistentes de condução , tais como assistente de manobra evasiva , ponto cego, permanência e mudança de faixa , entre outros, mas cada assistente tem um limite de velocidade máxima para funcionar .

O interior traz elementos comuns ao Classe S , tais como interior em couro de altíssima qualidade , bancos de " primeira classe " com massageadores, telas individuais para os passageiros traseiros, painel completamente digital para o motorista, central multimídia de 12.8 polegadas com a mais recente geração do assistente MBUX e teto solar. 

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