O novo Mercedes-AMG C 63 S E Performance, versão esportiva do Classe C, foi revelado e conta com um conjunto híbrido e o motor de quatro cilindros mais potente da história.
Desde seu lançamento, em 2008, a versão topo de linha da Classe C sempre foi equipada com um motor V8 a gasolina, mas agora, a geração W206 conta com um conjunto híbrido.
De baixo do capô está um motor 2.0 litros, de quatro cilindros, que segundo a Mercedes-Benz gera 476 cv, e é o motor quatro cilindros mais potente já oferecido em um carro de rua.
Acima do eixo traseiro está um motor elétrico de 204 cv e duas velocidades, que faz a potência total do modelo chegar a 680 cv, e totalizando 104 kgfm de torque.
Segundo a fabricante, as turbinas do motor contam com assistência elétrica derivada dos veículos de Fórmula 1 e elimina o atraso dos turbos.
Pela primeira vez na história da Mercedes, um veículo da marca não saíra da fábrica com a estrela de três pontas no capô, mas sim o logotipo da AMG . O logotipo da Mercedes estará no centro da grade, como é padrão.
O modelo será oferecido nas carrocerias sedã e perua , como é tradicional na Classe C, os bancos são do tipo concha com um acabamento esportivo, ideal para segurar o condutor ao dirigir em pistas de corridas, mas proporcionar conforto na condução do dia a dia.
O Mercedes-AMG C 63 S E Performance vai de 0 a 100 km/h em apenas 3.4 segundos, auxiliado pela tração elétrica no eixo traseiro, sendo assim a primeira C 63 com tração integral na história.
O eixo traseiro
também contará com rodas esterçantes, para facilitar manobras no dia a dia e permitir uma condução ainda mais dinâmica.
O tratamento dinâmico também não foi esquecido, a suspensão está mais firme e a direção mais precisa, fazendo com que o carro responda mais rápido aos comandos do condutor.
O modelo ainda conta com “modo drift” para quem gosta de condução ainda mais ousada em circuitos.
As baterias que armazenam a energia elétrica do conjunto foram desenvolvidas pela própria AMG e estão posicionadas acima do eixo traseiro, e possuem apenas 6,1 kWh de capacidade.
Apenas no modo elétrico, a autonomia do Mercedes-AMG C 63 S E Performance é de apenas 13 km, e segundo a própria Mercedes, é ideal para ser usada em áreas residenciais.
As duas portinholas para abastecimento indicam que o modelo será híbrido do tipo plug-in
, embora seja possível controlar o nível de regeneração dos freios, por exemplo, pelo volante multifuncional do veículo.
Segundo a fabricante, o consumo combinado
do veículo é de 16,9l/100 km, ou seja, 14,4 km/l. Números similares a de compactos disponíveis no mercado nacional, mas com 680 cv disponíveis, esse baixo consumo não deve ser a realidade da nova C 63.
Aos consumidores que sentirem saudade do som do V8 , a AMG preparou um sistema que grava o som do motor 2.0, o “enriquece” antes de projetá-lo no sistema de som interior do veículo.
Além disso, auto-falantes externos irão amplificar o som do carro quando o motor a combustão estiver em funcionamento, e também irão emitir um ruído de baixa frequência para alertar pedestres de que o carro está em movimento, quando o modo elétrico estiver sendo utilizado.
Outra novidade é que o controle de estabilidade (ESP) foi substituído pelo motor elétrico. No ESP, o sistema de freio entra em ação, ou a carga do acelerador é reduzida quando a central percebe que o carro está saindo de trajetória. Nesse caso, o sistema elétrico não mandará energia para as rodas.