O 914 é um Porsche
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O 914 é um Porsche "popular" que foi lançado no final da década de 60

A Porsche precisava substituir o 912  (o 911 com motor mais fraco) e a Volkswagen , o Karmann Ghia . Daí veio o 914 , nas versões 1.7 de quatro cilindros, e 2.0 de seis cilindros. No entanto, o excesso de peças da VW não justificava os US$ 6.100 pedidos pelo 914/6 (de seis cilindros) , pouco menos que um 911 T (o mais simples da gama),  o que não ajudou na sua carreira.

Lançadas em 1969, no Salão do Automóvel de Frankfurt (Alemanha)  daquele ano, as versões equipadas com motores de seis cilindros ficaram a cargo da Porsche , enquanto as de quatro cilindros eram feitas sob a responsabilidade da Volkswagen. Assim, o pequeno esportivo atenderia aos seus dois principais mercados, os Estados Unidos e a Europa, sendo comercializado como VW-Porsche 914  1.7 e Porsche 914/6 2.0 .

A carroceria levava a assinatura de uma empresa parceira de longa data da Volkswagen , nada mais, nada menos do que a Karmann Ghia, que montava os 914 enviados para a Porsche para instalação do motor.

Bastante simplório, o esportivo causou muita estranheza por aqueles exigentes clientes que estavam acostumados com a sofisticação e a potência dos  911 . Além disso, era uma heresia alguém pagar tão caro por um automóvel que carregava a identidade de uma marca que só fabricava carros mais populares. 

Em contrapartida, a suspensão dianteira foi em grande parte derivada do Porsche 911 , mas ainda assim com alguns recursos da VW, justamente para baratear o custo do projeto e não sair caro a ponto de não compensar a quem pudesse juntar um pouco mais e levar um carro-esporte genuíno.

De início, foi disponibilizado o 1.7  com injeção de combustível de 80 cv da Volkswagen, além do 914 com seis cilindros 2.0 Porsche, motor dotado de dois carburadores e cavalaria de  110 cv . Em relação aos preços, a versão mais simples custava  US$3.595 dólares , pouco mais do cobrado por um Datsun 240Z (US$3.526). Lembrando que o esportivo da Nissan oferecia mais por menos.

Mesmo após algumas tentativas da Porsche de abocanhar um mercado em que ela parecia não se encaixar muito bem, principalmente por conta dos clientes que investem alto para ter algo exclusivo e caro, o modelo não teve o sucesso esperado e só durou até 1976. Foram vendidas  118.900 unidades.

No entanto, o que antes era um fracasso de vendas, se tornou um clássico valorizado. Hoje, uma unidade na versão com quatro cilindros não sai por menos de R$250.000 no Brasil e só tende a valorizar não só em terras brasileiras, mas também nos EUA , o principal mercado do 914.


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