Atravessar uma enchente não é tão simples. Basta uma troca de marcha para fazer o carro parar e ficar lá boiando na água.
Divulgação
Atravessar uma enchente não é tão simples. Basta uma troca de marcha para fazer o carro parar e ficar lá boiando na água.

O início do ano pode trazer chuvas que além de causarem grande prejuízo financeiro às cidades e aos moradores. Em questão de poucos minutos, ruas podem ser alagadas, encostas podem ceder e catástrofes acontecem, mas como se prevenir dos desastres naturais ? O que o seguro cobre nesses casos?

Desde o fim do ano passado, a região Sudeste do país e também o Sul da Bahia já vem sofrendo com fortes chuvas. Uma forma de proteger um automóvel de eventuais danos causados por fatores climático é através do seguro automotivo .

Conversamos com Manes Erlichman , Vice-Presidente e diretor técnico da Minuto Seguros para explicar melhor como funciona a cobertura do seguro automotivo contra desastres naturais como chuvas muito fortes que causam alagamentos, deslizamento de terra, e até chuva de granizo

Qual cobertura o cliente deve utilizar para se prevenir de enchetes, chuvas de granizo? No caso de veículos estacionados em subsolos, como funciona a cobertura?

" É necessário que o cliente avalie quais são as maiores necessidades durante o uso do veículo. Por isso, aconselhamos que as pessoas contratem um pacote com a cobertura compreensiva , que é a mais completa e que engloba pontos de interesse para todo mundo. Nesse pacote encontramos as coberturas mais populares contra roubo e furto, incêndio e colisão." Afirma o executivo.

Chuvas podem fazer árvores caírem e atingir carros estacionados ou em movimento
Reprodução
Chuvas podem fazer árvores caírem e atingir carros estacionados ou em movimento

"Além disso, é com esse pacote que o motorista vai estar segurado contra eventos da natureza como enchentes, chuva de granizo e quedas de árvores. Uma destas coberturas é a submersão do veículo em água doce, decorrente de enchentes e inundações, tanto em ambiente externo (nas ruas) como nos casos dos veículos guardados no subsolo. Ou seja, mesmo que o cliente não tenha garagem e o seu carro fique na rua, essa cobertura dá garantia em caso de enchentes ou inundações." Explica Erlichman.

No caso de um cliente com garagem, que precisou estacionar o veículo na rua e foi atingido por uma árvore ou deslizamento de terra , por exemplo, a Minuto Seguros  recomenda  cobertura compreensiva , que também garante proteção contra até agentes externos como placas, telhas, etc. O executivo ainda explica que é muito importante contar com o auxílio de uma corretora de seguros para ajudar o cliente na contratação do seguro que cobre a necessidade do segurado.

Caso seu carro não esteja segurado, vale lembrar que os contratos de seguros não contam com carência , mas o cliente deve se atentar ao período de vigência da cobertura , disponível na apólice. 

Erlichman ainda resstalta mais um cuidado para o contratante: não esquecer do pagamento : "Uma dica importante é que o cliente sempre mantenha em dia o pagamento das parcelas do seu seguro para não correr o risco de ficar sem cobertura quando precisar." Afirma o executivo.

Veículos elétricos  e eletrificados , tem se tornando cada vez mais presentes nas ruas, e apesar de eles conseguirem atravessar alagamentos, há casos que não é recomendado. Segundo o executivo, o seguro automotivo  também cobre o efeito de desastres naturais sobre esses veículos normalmente.

"Não existem grandes diferenças na cobertura do seguro do carro tradicional e os elétricos, ela segue o mesmo padrão de roubo e furto, colisão e assistência 24h. Quando falamos da assistência, por exemplo, essa pode ser equipada com a presença de um carregador de bateria, o que traz uma diferença na cobertura." Afirma Erlichman.

Mas vale lembrar que o seguro cobre o automóvel e não os asessórios como carregadores, cabos e plugs de recarga. As baterias, por estarem presentes na carroceria dos veículos entra na cobertura normalmente.

Mas não é por ter seguro , que o motorista não deve se manter cauteloso em situações de chuva, caso observe um alagamento, o ideal é estacionar sempre em um local seguro e aguardar a água baixar.

Se precisar enfrentar, evite acelerar muito o veículo, já que o sistema de admissão do motor é feito para lidar somente com ar e não com água. Caso o motor pare de funcionar, evite tentar dar a partida novamente, pode entrar ainda mais água no sistema e causar danos ainda maiores.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!