Citroen ë-C4 X é o mais recente lançamento da marca na França, e traz elementos de carroceria sedan com porte de SUV.
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Citroen ë-C4 X é o mais recente lançamento da marca na França, e traz elementos de carroceria sedan com porte de SUV.

Se a grande tendência automotiva global nos últimos anos foram os SUVs , a Citroën já se prepara para um futuro onde eles se tornarão coisa do passado. Em entrevista para o portal britânico Auto Express, Vincent Cobée, CEO da fabricante francesa, afirmou que a eletrificação será a responsável pelo fim dos SUVs .

Apesar de afirmar que imagina o fim desses veículos, Cobeé tem consciência de que sua opinião vai contra os resultados de vendas: “Os números não dizem que estou certo”, mas a ideia do CEO é para o futuro, principalmente na Europa, onde nos últimos anos metade das vendas de automóveis foram de SUVs e crossovers.

Para Cobeé, a indústria irá migrar para veículos que o executivo chama de ‘Saloon’ (um outro termo para sedan), mas “são chamados de SUVs pelo fato de serem um pouco mais altos”, e cita o recém lançado Citroën C4 X como principal exemplo de veículo Saloon

Diversas fabricantes europeias se tornarão 100% elétricas no futuro, a CItroën não divulga seus planos mas já oferece veículos elétricos, como o ë-C4 X
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Diversas fabricantes europeias se tornarão 100% elétricas no futuro, a CItroën não divulga seus planos mas já oferece veículos elétricos, como o ë-C4 X

“Em um veículo elétrico, se a aerodinâmica não for ideal, a perda de autonomia é muito grande. Pode chegar até 50 quilômetros de perda de alcance por conta de um trabalho aerodinâmico errado. Se comparar entre um SUV e um sedan, o prejuízo chega aos 80 quilômetros tranquilamente." Afirma o executivo.

O segmento de SUVs elétricos está longe de acabar. A BMW recentemente lançou o iX , SUV 100% elétrico da marca, que conta com pacote de baterias maior que o do sedan i4 , justamente para compensar essa perda de autonomia .

A Porsche prepara uma versão elétrica do Macan na próxima geração, a Mercedes-Benz já possui variações 100% elétricas de seus SUVs , e somente a Peugeot parece seguir a marca do duplo chevron, com o novo 408 misturando elementos de sedan, mas com a altura próxima à de um SUV , tentando agradar os dois públicos.

Peugeot 408 segue linha do C4X, mas com desenho mais esportivo e menos sedan.
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Peugeot 408 segue linha do C4X, mas com desenho mais esportivo e menos sedan.

“Irão começar a limitar o peso e tamanho das baterias. Através de impostos ou incentivos, regulações. O segmento A (subcompactos Nota da Redação) acabou por conta de legislação, o segmento D (SUVs) irá acabar por conta de aerodinâmica e peso” concluiu.

O peso é um fator muito importante também para os carros elétricos , quanto maior a carga, maior será a quantidade de energia necessária para mover o veículo. No caso dos elétricos, as baterias são muito pesadas , e quanto maiores, mais peso, e menor será a autonomia.

Segundo a Auto Express, o governo francês estuda aumentar os impostos para veículos com peso elevado , acima de 1.800kg, mas há propostas para os impostos sobre peso partirem dos 1.400 kg , o que complicaria ainda mais a vida dos SUVs, tanto a combustão quanto elétricos.

“Se você vive em uma grande cidade, cinco anos atrás, andar em um SUV grande te fazia se sentir poderoso, agora, você é considerado um terrorista. Em 1970 um carro pesava 700 kg, hoje, a média é de 1.300 kg. Amanhã, o peso médio de um carro vai ser 2 toneladas. Estamos usando o triplo de recursos para entregar o mesmo produto, somente para ser “verde”. Afirma Cobée.

“A ênfase deve ser na estrutura de recarga, e não no tamanho da bateria. É como ir trabalhar todo dia com uma mala de viagem, você não precisa desse espaço sempre? Não. É a mesma coisa com os carros elétricos. Você não precisa de um carro com 1 tonelada de bateria no uso diário." Exemplifica o executivo.

Cobée entende que é arriscado fugir do que os consumidores buscam em carros, mas acredita ser mais perigoso mudar a tática muito tarde. “Se ficarmos somente em SUVs até 2030 descobrirmos que o consumidor não quer mais esse veículo, será muito difícil, ninguém quer ser o último a sair da pista de dança.

Oli é o mais recente conceito revelado pela Citroën, e promete versatilidade para uso em centros urbanos
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Oli é o mais recente conceito revelado pela Citroën, e promete versatilidade para uso em centros urbanos

A estratégia da Citröen vai além dos SUVs com elementos de sedã , como é o caso do C4 X , o conceito Oli , revelado em setembro do ano passado, conta com baterias de 40 kWh , menores que a do Peugeot e-208 , por exemplo, mas promete 400 km de autonomia , graças ao peso de 1.000 kg.

Apesar de conceitual, o Oli pode simbolizar o futuro da Citröen  não apenas em matéria de design mas também de ideias, pensando em automóveis compactos , leves e de uso mais urbano . Modelos para longas viagens não devem ficar de fora da linha da marca, mas devem ser mais caros.

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