Serviço pesado? Descubra 10 sinais de que uma picape usada foi judiada

Ao comprar uma picape, há quem a leve até o extremo não dando o devido carinho e cuidado não só com a manutenção preventiva, mas também com o limite que cada modelo suporta. Assim, ao comprar uma usada, vale a atenção redobrada na hora da compra. Sugerimos 10 possíveis pontos que podem te ajudar na hora da avaliação. Boa compra!

1) Caçamba

Peça para levar o carro em um elevador de posto de combustível ou oficina e olhe bem o estado da caçamba por baixo e procure por amassados ou até furos ocasionados por adaptações mal feitas ou ferrugem. Uns acabam usando protetores de caçamba para esconder as más condições da parte inferior.

Divulgação

2) Raspões na parte inferior

Nas picapes do segmento pequeno e intermediário, é preciso cuidado com a parte do para-choque e até do cárter que pode estar amassado ou vazando óleo. Alguns acabam usando o veículo sem dó em trechos mais acidentados. A mesma regra vale para a bandeja inferior da suspensão.

Renato Bellote/iG

3) Pintura

Algumas picapes como a Saveiro e Strada são as favoritas dos surfistas. E aí que precisa ficar de olho na questão da pintura. Ela que pode ter manchas ou desbotamento na camada de tinta e ainda ferrugens na parte das caixas de ar, por exemplo.

Renato Bellote/iG

4) Tampa da caçamba

Nas picapes em geral, olhe atentamente o fechamento da tampa, pois ele não pode estar desalinhado ou com dificuldade de trancar. Se tiver esses sintomas, pode ser um sinal de que o dono a utilizou sem dó apoiando objetos pesados sobre a parte superior da tampa. Outros vestígios fáceis de se ver são os amassados.

Divulgação

5) Torre da suspensão dianteira

Modelos com vocação esportiva, tais como Strada, Montana e Saveiro, são alvos dos boyzinhos, um público descuidado que gosta de rebaixar a suspensão, trocando as molas e amortecedores fora do padrão original. Em alguns casos, essa prática pode provocar trincas na torre da suspensão.

Renato Bellote/iG

6) Sistema de tração

Algumas versões e modelos de picapes possuem tração integral (permanente) ou temporária (4x4), na qual é possível mudar o torque para o eixo dianteiro ou traseiro, conforme a necessidade. Olhe atentamente se foi feita a manutenção preventiva e periódica cujos períodos variam de marca para marca. Na dúvida, consulte o manual. Se tiver dificuldades de tracionar ou ruídos, evite a compra.

Reprodução

7) Sujeira no assoalho

Pequenos resquícios de barro debaixo dos carpetes podem permanecer mesmo depois de o veículo ser higienizado, o que poderá indicar que o modelo foi submetido a uma enchente ou pegou trilhas mais pesadas. Portanto, desconfie.

Divulgação

8) Engate de reboque

Que os veículos utilitários tenham engate para puxar uma carga a mais até aí tudo bem. O problema é quando ultrapassam o volume máximo permitido. Por isso, tente descobrir a marca e se o acessório é homologado para o modelo da picape. Se não for, é um mau sinal de que ela tenha puxado mais carga do que deveria.

Divulgação

9) Alinhamento de portas, para-lamas e capô

No caso das picapes maiores, como S10 e Ranger, que são montadas sobre chassi, elas costuma ser mais usadas em serviços mais pesados. Portanto, avalie se há desalinhamento entre as portas com o para-lamas dianteiro e traseiro. Se tiver diferença, pode ter certeza de que ela já foi batida na parte lateral em algum obstáculo em trilha como, por exemplo, um tronco ou uma rocha.

Divulgação

10) Teto

Outro indício de uso extremo, independente do porte da picape, pode estar nos amassados ou riscos profundos no teto. Evite a compra desses modelos, que apesar de parecer um problema inofensivo, pode esconder um problema mais grave, entre eles transportar carga além da carga máxima permitida pela montadora.

Reprodução