Sem dinheiro no bolso, a bola da vez são os carros usados com mais de 15 anos em média
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Sem dinheiro no bolso, a bola da vez são os carros usados com mais de 15 anos em média

Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) , o mês de dezembro teve uma ótima reação, com um aumento de 19,2% em relação a novembro (1.316.246 contra 1.103.819). Também sobre o mês de dezembro de 2021, o resultado ficou 9,5% maior.

E a evolução de vendas por tempo de uso também merece destaque. Entrando no subsegmento dos modelos mais velhos, os chamados Usados Maduros (9 a 12 anos de fabricação) e os Velhinhos (13 anos e +) tiveram uma representatividade positiva, nessa mesma ordem de 21% e 15,1%.

Isso representa que enquanto os veículos fabricados entre 2011 e 2014 tiveram 327.252 unidades vendidas em dezembro e 270.554 em novembro de 2022 , os modelos mais velhos , fabricados até 2010, simbolizam 435.367 unidades em dezembro e 378.094 em novembro de 2022.

Diante de toda esta realidade, é fato que o brasileiro abriu mão de sentir o cheirinho do carro novo ou seminovo ainda na garantia para dar a vez aos modelos mais usados mencionados nos dois subsegmentos citados, como uma forma de driblar o aumento dos carros zero-quilômetro que só em 2022 superaram mais de 30% , em razão de fatores principais como a crise dos semicondutores e a Guerra na Ucrânia, conforme a Anfavea sempre explica.

As famílias com menor poder aquisitivo buscam ir mais longe e optam pelos Velhinhos com mais de 15 a 20 anos em média, dependendo do estado, fugindo do odiado Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) , um tributo anual pago pelos proprietários ou possuidores de veículos cujo valor é calculado com base no preço de tabela do veículo e sua quitação é um requisito para o licenciamento.

No segmento de usados maduros, comparado o último mês dos anos de 2022 e 2021 também houve crescimento, de acordo com a entidade, na qual computou 327.252 carros do ano passado contra 296.713 do ano retrasado exemplares, o que representa um saldo positivo de 10,3 % . No caso dos velhinhos, a alta foi de 14,6% (435.367 e 379.766 veículos).

Em contrapartida, se formos levar em questão no acumulado dos anos de 2022 e 2021, houve uma leve retração de -13,1% (3.213.535 contra 3.699.261 unidades ) na ala dos Usados Maduros e de -3,6% (4.433.048 contra 4.599.797 veículos) na fatia dos Velhinhos , mas ainda assim um cenário favorável para quem quer comprar ou vender estes modelos mais usados.

Na incessante busca de driblar a alta dos modelos zero-quilômetro, a saída tem sido os mais usados e indo mais além, isentos de IPVA
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Na incessante busca de driblar a alta dos modelos zero-quilômetro, a saída tem sido os mais usados e indo mais além, isentos de IPVA

No âmbito geral das vendas de carros usados, apesar do total de vendas em 2022 ter ficado 12% menor do que o registrado em 2021 ( 13.197.958 contra 15.106.724 ), o presidente da entidade Enilson Sales, presidente da FENAUTO disse estar satisfeito com o desempenho do setor e acredita que a economia volte a se equilibrar.

Os velhinhos da década de 90 como o Gol estão entre os mais procurados por quem deseja economia de combustível, valorização e isenção de impostos, segundo especialistas do setor
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“Nossa previsão era a de que o ano terminasse com um total entre 13 e 13,5 milhões de unidades comercializadas , o que se confirmou. Apesar do total ser um pouco menor do que o realizado em 2021, consideramos o resultado bom por conta das incertezas e instabilidades que a economia sofreu com a Guerra na Ucrânia, o aumento dos juros, uma maior restrição ao crédito e ao cenário político nas eleições presidenciais. Agora, com as primeiras ações do novo governo, em 2023, esperamos que a economia volte a se equilibrar e, com isso, o mercado de veículos seminovos e usados continue a apresentar resultados positivos ”, comentou.

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