![Pneus precisam de atenção com cuidados básicos que vão desde uma simples calibragem até a troca deles Pneus precisam de atenção com cuidados básicos que vão desde uma simples calibragem até a troca deles](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/7z/vj/d0/7zvjd0neq7wzsaxji8ulk442t.jpg)
É inegável que os pneus precisam de atenção e não é só trocá-los por um jogo novo e calibrar de vez em quando que está tudo certo. Afinal de contas, eles são um dos itens que mais pesam na manutenção , além de favorecer na segurança .
O primeiro cuidado é sem dúvida com relação ao estado deles. Se estiverem muito gastos - nunca deixe ultrapassar o limite permitido no TWI (1,6 mm) - providencie o quanto antes um jogo novo cuja fabricante vai depender da sua necessidade e gosto, mas opte por marcas mais conhecidas.
Ao trocá-los, alguns consumidores optam por não realizar o alinhamento e balanceamento e acabam deixando para depois, mas poucos se lembram de retomar e acabam prejudicando a durabilidade dos pneus.
Atente a seguir para alguns cuidados que certamente irão te ajudar não só na sua segurança pessoal mas também na financeira.
1) Alinhamento e balanceamento
![Alinhamento e balanceamento de pneus devem ser feitos assim que troca por um novo e, depois, periodicamente Alinhamento e balanceamento de pneus devem ser feitos assim que troca por um novo e, depois, periodicamente](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/85/cp/jq/85cpjq6c0mv9th24icy3jn2il.jpg)
Para que isso não ocorra, além da calibragem , é recomendável alinhar e balancear a cada 10 mil quilômetros ou seis meses , mas em caso de pancada seca em valetas ou buracos, a dica é sempre levar até um profissional para checagem.
O balanceamento vai garantir que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento ajusta os ângulos das rodas , que além evitar acidentes e contribuir para uma direção mais tranquila, economiza combustível.
É indicado que o balanceamento seja efetuado em algumas situações específicas, quando for realizar a troca de pneus, ou quando você detectar ruídos e vibrações no volante ou em outras estruturas do carro
2) Calibragem dos pneus
![Um dos cuidados com os pneus mais esquecidos é mantê-los na calibragem correta. Verifique a pressão semanalmente e calibre de acordo com o valor indicado no manual. Um dos cuidados com os pneus mais esquecidos é mantê-los na calibragem correta. Verifique a pressão semanalmente e calibre de acordo com o valor indicado no manual.](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/a4/yg/yq/a4ygyqdl9h2o774sm5f4sr3g2.jpg)
Quanto ao controle da pressão dos pneus, precisa respeitar o que o manual de instruções recomenda, sempre respeitando as condições do carro: vazio ou carregado . Nas estradas onde o pneu esquenta mais, é recomendado colocar duas libras a mais.
Pneus com baixa pressão afetam a área de contato com o solo e provocam desgaste acelerado e irregular da banda na área dos ombros, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível.
Já pneus com a alta pressão também desgastam rapidamente, mas, no centro da banda de rodagem. Eles ficam mais suscetíveis a cortes e impactos, diminuem o conforto ao dirigir, reduzem a durabilidade e aumentam o consumo de combustível.
3) Rodízio de pneus
![Rodízio de pneus deve ser feito periodicamente ou sempre que perceber desgastes na banda de rodagem Rodízio de pneus deve ser feito periodicamente ou sempre que perceber desgastes na banda de rodagem](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/e6/d9/2d/e6d92d9a5hapy0i8nm14d8hv7.jpg)
Apesar de muita gente não dar a devida atenção, o rodízio de pneus também precisa ser feito em intervalos de acordo com o tipo de pneu. Os diagonais devem ser alternados a cada 5 mil km e os radiais a cada 8 mil km, evitando, sempre que possível, a sobrecarga no veículo. No entanto, caso ocorra algum desgaste irregular na banda de rodagem antes do prazo , vá até uma oficina especializada e peça para realizar o procedimento. Dessa maneira, com a troca dos pneus, feita aos pares dianteiros para os traseiros , haverá uma compensação na diferença de desgaste, tendo como benefício a durabilidade e resistência.
4) Dirigibilidade
![Freadas bruscas também aceleram o desgaste dos pneus Freadas bruscas também aceleram o desgaste dos pneus](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d0/0i/te/d00itehv136pnoc80tvfn5379.jpg)
O modo como você dirige também afeta consideravelmente a vida útil dos pneus. Evite sair ou frear bruscamente, pois assim, além deles, você poupa os discos e pastilhas. Uma dica simples é ao avistar o semáforo fechado, vá freando gradativamente e sem pisar fundo no freio. O movimento repentino e agressivo do anda e para com o veículo pode interferir na durabilidade dos pneus. Lombadas e valetas também devem ser avistadas com antecedência e, à noite, dê atenção redobrada para estes obstáculos.
5) Peso excessivo
![Excesso de peso no veículo também é uma das práticas que devem ser abolidas se você quiser economizar com o custo na manutenção dos pneus Excesso de peso no veículo também é uma das práticas que devem ser abolidas se você quiser economizar com o custo na manutenção dos pneus](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/cv/ee/3i/cvee3ipvzc5h8s1sqskyjssk0.jpg)
A sobrecarga exige um esforço maior dos pneus, comprometendo também outras estruturas do automóvel como a suspensão . Ou seja, seu gasto será ainda maior. Portanto, jamais exceda o limite de peso permitido do veículo. Na dúvida, consulte o manual do proprietário e lembre-se de calibrar corretamente com o peso extra . Geralmente na coluna da porta do carro vem uma etiqueta com uma tabela das libras recomendadas como, por exemplo, com o carro vazio e carregado.