Não há dúvida, e pode até soar clichê, mas os carros do futuro estarão mais conectados aos seus ocupantes, graças às principais tendências como automação, eletrificação, inteligência artificial, conectividade, e economia compartilhada.
A Mercedes-Benz , por exemplo, vem de carona nisso e aposta numa nova era para a nova geração do Sedan Classe E, cuja previsão de lançamento no Brasil é para o segundo semestre já deste ano.
Antes do lançamento, a marca alemã resolveu antecipar alguns conceitos que irão aparecer no sedan, pelo menos na parte interior do veículo. O cockpit parece ser uma evolução do impressionante Hyperscreen encontrado no sedan elétrico EQS , com o painel de instrumentos digital saliente acima. Faixas coloridas de iluminação ambiente circundam o painel e as portas para reforçar o estilo futurista.
Outra novidade está na abundância de novas tecnologias destinadas a aumentar o conforto, o entretenimento e a produtividade. A nova Classe E usa o mais recente sistema de infoentretenimento MBUX de terceira geração.
Além de novos conceitos que combinam esportividade, materiais de alta qualidade e digitalização de forma ainda mais intuitiva e inteligente, a tecnologia permite que os ocupantes desfrutem de uma nova experiência com músicas, jogos e streaming de conteúdo.
Na tela central do novo Classe E, os usuários poderão instalar aplicativos como "TikTok", "Angry Birds", "Webex", "Zoom" e "Vivaldi" . Outra novidade é que quando o veículo estiver parado, o motorista terá a opção de participar de videoconferências on-line, por exemplo via Webex, e tirar fotos e vídeos pessoais ao mesmo tempo.
Como se isso não fosse suficiente, ouvir música será algo diferente de tudo antes. Com a nova Iluminação Ambiente Ativa com Visualização de Som , os usuários poderão curtir a sua música favorita com uma luminosidade do ambiente de acordo com o ritmo. Por exemplo, sequências rápidas de batidas podem causar mudanças rápidas de luz, enquanto ritmos fluidos podem criar ambientes de iluminação que se fundem suavemente.
Tudo isso será possível através do conjunto de som surround da Burmester 4D . São 17 alto-falantes e quatro transdutores de som de estrutura instalados nos assentos dianteiros, além da integração nativa do Spatial Audio com Dolby Atmos da Apple Music.
Além do MBUX com a função "Just Talk", onde o controle de voz inteligente poderá ser ativado sem a palavra-chave "Hey Mercedes", a marca trabalha no uso de Inteligência Artificial (IA) para que seus produtos aprendam quais sistemas de conforto os ocupantes usam repetidamente.
Outra forma de propor uma maior intimidade com o usuário está na tela no painel de instrumentos de alta resolução no campo de visão do motorista. Os ícones principais nos visores centrais e do passageiro agora são mais simples e também codificados por cores.
Como acontece com o modelo elétrico EQS, o painel da Classe E tem como opcional um visor adicional para o carona. Isso permite que o passageiro desfrute de streaming de conteúdo e jogos sem distrair o motorista. As câmeras rastreiam os movimentos dos olhos do condutor e, se eles passarem para a tela do passageiro, o conteúdo é obscurecido. A Mercedes chama isso de filtragem de imagem.
Por fim, para reforçar o bem-estar do carona, a Mercedes inova com o programa de prevenção do enjoo Energizing Comfort, tecnologia que tem como objetivo aliviar os sintomas do passageiro da frente ou retardar seu início, reduzindo a gravidade percebida e aumentando o bem-estar geral.
De acordo com a marca alemã, o novo Classe E tem lançamento previsto para o final do primeiro semestre na Europa, Estados Unidos e China e estimado para o segundo semestre no Brasil. Os modelos e o nível de equipamentos ainda estão em estudo para o nosso mercado.