O Hybrid Racer da Honda trabalha com um motor elétrico e mais um 2.2 V6 que utiliza combustível 100% renovável feito pela Shell
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O Hybrid Racer da Honda trabalha com um motor elétrico e mais um 2.2 V6 que utiliza combustível 100% renovável feito pela Shell

A Honda resolveu criar uma versão de corrida do SUV CR-V, uma infernal criatura batizada de  CR-V Hybrid Racer. O mais curioso é o tipo de preparação que a divisão de competição da Honda norte-americana adotou. O motor original não foi retrabalhado para render alguns cavalinhos extras em sua nova versão esportiva, este  CR-V conta com motor central derivado da Fórmula Indy

A equipe da Honda Performance Development (HPD) instalou um motor híbrido , acredite, da Fórmula Indy , um seis cilindros que rende até 800 cv. O Hybrid Racer  trabalha com o  2.2 V6 bi-turbo  que impulsionará carros de nomes como Helio Castroneves na temporada de 2023. O torque não foi revelado, e o combustível é Shell 100% renovável. O projeto aproveita o fato dos motores da Indy serem apenas da Honda e da Chevrolet para divulgar a tecnologia do fabricante japonês.

O conjunto visual é composto por uma carroceria de fibra de carbono, material bem mais leve e resistente em relação ao aço ou alumínio. A maioria das demais peças não são compartilhadas com o SUV de rua, talvez só os faróis e lanternas sejam os mesmos.

É a velha estratégia de manter parte do estilo do carro original, uma maneira de convencer os compradores do CR-V que a versão de corrida não está tão distante da de rua , embora tenha estrutura tubular e outros elementos que não fazem parte do SUV que você pode comprar nas concessionárias. Estão lá splitters inferiores, piso capaz de gerar efeito solo e um gigantesco aerofólio, tudo para dar todo o downforce que um superesportivo de pista merece - e requer.

Já o conjunto de rodas é de 20 polegadas na frente e atrás. São as medidas dos pneus que mudam de acordo com o eixo, sendo 285/35 na frente e 305/35 na traseira. Os freios, por sua vez, vêm da Brembo (de 15 polegadas de diâmetro na dianteira e 14 polegadas na traseira).

Internamente, tudo lembra os carros de competição como os da própria Fórmula Indy. Há apenas o essencial, contando com itens como bancos tipo concha, volante de corrida e gaiola de proteção , nada além disso, afinal, a regra das pistas é tirar peso. Falando nisso, ele ainda não foi divulgado.

Pintado nas cores azul e vermelha, CR-V Hybrid Racer só tem uma unidade e não será lançada no mercado. Seu uso será exclusivo da Honda em exibições e talvez para testes, já que a partir de 2024, a Indycar contará com sistemas de recuperação de energia em seus bólidos.

Aparições públicas do Honda CR-V Hybrid Racer

O Honda CR-V Hybrid Racer fará sua estreia pública de 3 a 5 de março no Firestone Grand Prix, prova de abertura da temporada da NTT INDYCAR SERIES, evento que será realizado em Saint Petersburg, Flórida.

O veículo exclusivo estará em exibição e fazendo demonstrações na pista em vários eventos da Indycar, incluindo o Acura Grand Prix de Long Beach (14 a 16 de abril); o Grande Prêmio da Indy para Crianças do Alabama (28 a 30 de abril); o Honda Indy 200 em Mid-Ohio (30 de junho a 2 de julho); o Honda Indy Toronto (14 a 16 de julho); o Big Machine Music City Grand Prix em Nashville (4 a 6 de agosto); o Grande Prêmio de Portland (1 a 3 de setembro); e o Grande Prêmio Firestone de Monterey , que encerra a temporada (8 a 10 de setembro).

Além dos fins de semana de corrida da Indycar, o CR-V Hybrid Racer fará aparições adicionais em eventos selecionados ao longo de 2023.


Especificações do Honda CR-V Hybrid Racer

Motor

Motor Honda HI23TT 2.2 litros V6 biturbo
Turbocompressores Borg Warner EFR7163
Unidade de controle do motor McLaren Applied Technologies Tag 400i
Acelerador de porta controlado por drive-by-wire
Combustível de corrida Shell 100% renovável
Unidade geradora de motor elétrico Empel ativada pelo motorista
Sistema de armazenamento de energia de super capacitor
Transmissão XTRAC de seis marchas; paddle shift assistido Mega-Line

Chassi e Carroceria

Chassi de tubo Chromoly

Nova carroceria Honda CR-V Hybrid de 6ª geração da linha de cintura para cima

Para-brisa do Honda CR-V Hybrid

Carroceria inferior de fibra de carbono personalizada e para-lamas alargados

Portas semi-cortadas tipo borboleta fornecem acesso para motorista e passageiro

Radiador adaptado por HPD direto do carro Dallara IR-18 Indy

Carroceria traseira em forma de concha para exibir o motor e o sistema de transmissão

Divisor dianteiro e asa traseira personalizados que produzem downforce

Suspensão


Suspensão dianteira do Acura NSX GT-3 Evo22 da HPD

Suspensão traseira adaptada do carro Dallara IR-18 Indy

Freios dianteiros Brembo 380mm do Acura NSX GT-3 Evo22

Freios traseiros personalizados Brembo 355mm adaptados à suspensão Dallara IR-18

Pneus  Firestone Firehawk Indy 500 ultra-alto desempenho

Pneus dianteiros 285/35-20 e traseiros de enormes 305/35-20

Rodas de liga leve 2Elle Engineering 20x10.5 dianteiras e 20x11 traseiras

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