A Hilux foi o veículo líder em vendas da Toyota no Brasil no primeiro bimestre de 2023, e agora, a marca estreia a linha 2023 da versão esportiva Gazoo Racing Sport , que se tornou mais abrutalhada e com ar de picape de rali . A novidade começa a ser vendida na primeira quinzena de abril e tem preço de R$ 367.390, uma diferença de mais de R$ 30 mil em relação aos R$ 336.790 pedidos pela Conquest .
O lançamento consegue ser mais caro até do que a RAM 1500 Classic
, já que a picape grande é vendida por R$ 349.990.
Oficialmente, a Gazoo Racing nasceu como equipe de competição da Toyota, originalmente nas 24 horas de Nürburgring , e desde 2015, todos os veículos de competição da marca e as versões esportivas (ou esportivadas em alguns casos) passam a ser assinados pela divisão e sua sigla GR .
No caso da Hilux, a versão GR-Sport 2023 passou por mudanças para melhorar o seu desempenho no asfalto e no off road.
De acordo com a Toyota, a nova linha da Hilux Gazoo Racing teve o chassi melhorado e conta com novas bitolas , que ficaram 155 mm mais largas na traseira e 140 mm na dianteira. Além disso, a suspensão passou a usar novos amortecedores e molas, elementos que aumentaram a capacidade de amortecimento.
Não é por acaso que algumas das fotos de divulgação mostram a picape pulando feliz e contente por um terreno acidentado. Outro upgrade foi a adoção de freios a disco nas rodas traseiras , uma solução bem mais eficiente que os antigos tambores.
Segundo a Toyota , a Hilux esportiva passou a entregar desempenho aprimorado na estrada e fora de estrada. A picape agora está 20 mm mais alta por conta do novo arranjo de suspensão, enquanto o eixo rígido traseiro foi reforçado para suportar diferentes tipos de terreno.
A parte visual também recebeu aprimoramentos. A picape conta com nova grade que melhora o fluxo de ar para o motor. O toque mais agressivo vem dos para-lamas, peças exclusivas que se integram ao para-choque e formam um difusor de ar.
Para completar o pacote visual, a base do para-choque passa a exibir um elemento pintado de prata, um toque que faz a frente da Hilux ficar mais parecida com a Tacoma , a picape grande da Toyota.
O interior recebeu novos detalhes, mas segue o padrão de outros modelos da Gazoo Racing, com o logotipo GR estampado e detalhes em vermelho ou imitando fibra de carbono.
O motor segue sendo o 2.8 turbodiesel de 224 cv e 55 kgfm de torque, sendo o mais potente a equipar a linha Hilux. Como parâmetro de comparação, o propulsor das demais versões diesel cabine dupla gera 204 cv e 50,1 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas com opção de troca em borboletas atrás do volante e a tração é 4x4 temporária.
Também há bloqueio do diferencial traseiro, artifício que permite que as duas rodas de trás girem na mesma velocidade, e controle ativo de tração, tecnologia que funciona quando a tração 4X4 é ativada e evita que o veículo derrape aplicando a pressão de frenagem nas rodas que perderam aderência, situação na qual o sistema passa mais torque para a roda oposta. Será difícil atolar essa picape, mas temos certeza que alguns vão tentar.
A lista de equipamentos conta com sistema de pré-colisão frontal com assistência de frenagem de emergência , alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sete airbags.