Novo visual lembra modelos da Hilux que competiram no rally Dakar
Reprodução/Toyota
Novo visual lembra modelos da Hilux que competiram no rally Dakar

A Hilux foi o veículo líder em vendas da Toyota no Brasil no primeiro bimestre de 2023, e agora, a marca estreia a linha 2023 da versão esportiva Gazoo Racing Sport , que se tornou mais abrutalhada e com ar de picape de rali . A novidade começa a ser vendida na primeira quinzena de abril e tem preço de R$ 367.390, uma diferença de mais de R$ 30 mil em relação aos R$ 336.790 pedidos pela Conquest .  

O lançamento consegue ser mais caro até do que a RAM 1500 Classic , já que a picape grande é vendida por R$ 349.990.

Oficialmente, a Gazoo Racing nasceu como equipe de competição da Toyota, originalmente nas 24 horas de Nürburgring , e desde 2015, todos os veículos de competição da marca e as versões esportivas (ou esportivadas em alguns casos) passam a ser assinados pela divisão e sua sigla GR .

No caso da Hilux, a versão GR-Sport 2023 passou por mudanças para melhorar o seu desempenho no asfalto e no off road.

De acordo com a Toyota, a nova linha da Hilux Gazoo Racing teve o chassi melhorado e conta com novas bitolas , que ficaram 155 mm mais largas na traseira e 140 mm na dianteira. Além disso, a suspensão passou a usar novos amortecedores e molas, elementos que aumentaram a capacidade de amortecimento. 

Novos elementos de suspensão e reforço na carroceria prometem melhor desempenho fora de estrada
Reprodução/Toyota
Novos elementos de suspensão e reforço na carroceria prometem melhor desempenho fora de estrada

Não é por acaso que algumas das fotos de divulgação mostram a picape pulando feliz e contente por um terreno acidentado. Outro upgrade foi a adoção de freios a disco nas rodas traseiras , uma solução bem mais eficiente que os antigos tambores.

Segundo a Toyota , a Hilux esportiva passou a entregar desempenho aprimorado na estrada e fora de estrada. A picape agora está 20 mm mais alta por conta do novo arranjo de suspensão, enquanto o eixo rígido traseiro foi reforçado para suportar diferentes tipos de terreno.

Santantônio agora é protegido por uma peça plástica que melhora a aerodinâmica e complementa o visual diferenciado
Reprodução/Toyota
Santantônio agora é protegido por uma peça plástica que melhora a aerodinâmica e complementa o visual diferenciado

A parte visual também recebeu aprimoramentos. A picape conta com nova grade que melhora o fluxo de ar para o motor. O toque mais agressivo vem dos para-lamas, peças exclusivas que se integram ao para-choque e formam um difusor de ar.

Para completar o pacote visual, a base do para-choque passa a exibir um elemento pintado de prata, um toque que faz a frente da Hilux ficar mais parecida com a Tacoma , a picape grande da Toyota.

Interior conta com nova central multimídia de 9 polegadas
Reprodução/Toyota
Interior conta com nova central multimídia de 9 polegadas

O interior recebeu novos detalhes, mas segue o padrão de outros modelos da Gazoo Racing, com o logotipo GR estampado e detalhes em vermelho ou imitando fibra de carbono. 

O motor segue sendo o 2.8 turbodiesel de 224 cv e 55 kgfm de torque, sendo o mais potente a equipar a linha Hilux. Como parâmetro de comparação, o propulsor das demais versões diesel cabine dupla gera 204 cv e 50,1 kgfm. O câmbio é automático de seis marchas com opção de troca em borboletas atrás do volante e a tração é 4x4 temporária. 

Também há bloqueio do diferencial traseiro, artifício que permite que as duas rodas de trás girem na mesma velocidade, e controle ativo de tração, tecnologia que funciona quando a tração 4X4 é ativada e evita que o veículo derrape aplicando a pressão de frenagem nas rodas que perderam aderência, situação na qual o sistema passa mais torque para a roda oposta. Será difícil atolar essa picape, mas temos certeza que alguns vão tentar.

A lista de equipamentos conta com sistema de pré-colisão frontal com assistência de frenagem de emergência , alerta de mudança de faixa, controle de cruzeiro adaptativo e sete airbags.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!