A 57ª edição do Easter Jeep Safari será uma oportunidade para adeptos do offroad curtirem um passeio radical por trilhas feitas especialmente para o evento.
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A 57ª edição do Easter Jeep Safari será uma oportunidade para adeptos do offroad curtirem um passeio radical por trilhas feitas especialmente para o evento.

Nos dias 1 a 9 de abril, a Jeep vai revelar sete novos veículos conceituais durante o 57o Easter Jeep Safari, que acontece no estado norte-americano de Utah, considerado a segunda casa da marca Jeep.

A atração contará com test-drives em pistas especialmente projetadas para colocar à prova a capacidade off-road dos jipes. O Jeep Safari começou em 1967 como uma trilha de um dia e, com o passar dos anos, acabou se expandindo até chegar ao formato de evento de nove dias. O “Big Saturday” permanece como o ponto alto do acontecimento e acontece no sábado do final de semana da Páscoa.

 “A cada ano, mais de 20 mil fãs apaixonados pela Jeep vão até Moab, Utah, para o Easter Jeep Safari para dirigir nas condições off-road mais extremas, onde nossos engenheiros continuam a impulsionar a capacidade de nossos veículos Jeep para os próximos patamares”, afirmou Jim Morrison, Vice-Presidente Executivo da Jeep na América do Norte.

Para este ano, os veículos conceituais que estarão à disposição do público do Easter Jeep Safari 2023 são:

Jeep Wrangler Magneto 3.0: o conceito 4x4 foi apresentado pela primeira vez em 2021 e, para este ano, ganhou motor mais eficiente e conta agora com três modos de condução que o motorista pode optar ao escolher entre duas configurações de potência (padrão: 285 cv/37,72 kgfm de torque; máxima: 650 cv/124,41 kgfm de torque).

Há também o modo de regeneração de dois estágios, que permite condução normal quando desligado, ou regeneração avançada de freio utilizando o motor elétrico - quando engatado - e, por fim, o controle de descida (HDC) pode ser selecionado na tração 4x4 reduzida para oferecer condução real off-road só com um pedal em rock-crawling pesado (método de direção sobre obstáculos como rochas).

Jeep Scrambler 392: datado de 1981, o Jeep Scrambler (CJ-8) foi a primeira picape conversível da empresa. Foi depois de quatro décadas sob o nome “Jeep Scrambler 392”, que se baseou em um Jeep Wrangler Rubicon de quatro portas. Apesar de o CJ-8 jamais ter sido oferecido de série com um V8, o conceito oferece potência impressionante e torque incrível com o seu motor HEMI 6.4 (476 cv e 65 kgfm). Uma das características deste modelo customizado é no kit de suspensão a ar AccuAir, o qual permite elevação regulável da suspensão de 3,8 cm para até 14 cm. O ajuste de altura é operado por um controle na cabine ou via Bluetooth em um dispositivo wireless.

Jeep Cherokee 4xe 1978: Lançado originalmente em 1974, ele surgiu como uma versão esportiva do Wagoneer, que vinha com detalhes como volante e bancos especiais para atrair uma clientela mais jovem. A partir deste modelo, a equipe de design mesclou o projeto original com o Jeep Wrangler Rubicon 4xe 2022, gerando um Jeep Cherokee 4xe 1978 (a sigla xe é usada para batizar os híbridos da marca). Sob o capô, há um 2.0 quatro-cilindros turbo que é auxiliado por dois motores elétricos, que fornecem potência combinada de 380 cv e torque de 65 kgfm. O câmbio automático é de oito marchas.

Jeep Wrangler Rubicon 4xe: utilizando a mesma mecânica do Jeep Cherokee 4xe 1978, este modelo ostenta carroceria em matizes de azul com toques de preto brilhante salpicados pela grade dianteira e aros dos faróis. A típica grade de sete fendas foi emprestada do novo Jeep Wrangler Rubicon 20th Anniversary. A capacidade fora de estrada foi aumentada com a adição de um kit de suspensão a ar AccuAir para abrir vão para pneus de 37” e rodas American Expedition Vehicles (AEV) Borah de aro 17”. Os componentes AEV adicionais incluem novos para-choques dianteiro e traseiro, capas de diferencial e um guincho Warn Zeon.

Grand Wagoneer Overland: o conceito utiliza o novo motor Hurricane biturbo 3.0, um seis cilindros de 510 cv e 69 kgfm de torque. Comparado ao modelo convencional, a principal característica desse protótipo é uma barraca RedTail Overland Skyloft customizada fixada no teto. De fibra de carbono, a Skyloft se abre em torno de 10 segundos, usando só um braço. O interior foi todo remodelado para integrar a barraca. Uma porta corrediça e um pequeno degrau, que também dobra como uma mesa utilizável, permitem fácil acesso.

O exterior do conceito Grand Wagoneer Overland é verde (Industrial Green) com tons metálicos (Gunmetal). Um robusto guincho Warn foi acrescentado na grade dianteira, apresentando dois conjuntos de luzes de laser. Os pneus são de 35”, com rodas especiais aro 18”, permitindo uma elevação natural de 3,8 cm para o veículo.

Jeep Wrangler Rubicon 4xe Departure: essa versão conceitual conta com rodas Vintage Bronze KMC Impact OL de 17” x 8,5” e pneus BFGoodrich de 37”. E também possui um kit de elevação de suspensão JPP de 5 cm com amortecedores Bilstein e reservatórios remotos que possibilitam maior curso da suspensão. À frente da grade, há uma proteção tubular que se transforma em um banco para duas pessoas. Completando o visual off-road, foi instalado um para-choque modificado Rubicon com guincho Warn.

Jeep Gladiator Rubicon Sideburn: movido pelo V6 Pentastar 3.6, o conceito tem kit de elevação de suspensão JPP de 2” (5 cm) e amortecedores Bilstein. As rodas pretas de seis raios HRE FT1 de 17” x 9” fazem par com pneus BF Goodrich de 37” x 13”. Outro atrativo do veículo está no santantônio esportivo JPP Gladiator conceitual, feito de fibra de carbono e aço. A peça também conta com prateleira intermediária com amarrações para pontos de armazenagem portáteis. Na parte superior, há quatro trilhos que permitem transportar bicicleta, caiaque, entre outros objetos.

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