Segundo a Mobiauto, a Ford Ranger XLS chegou a perder R$ 50 mil do seu valor
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Segundo a Mobiauto, a Ford Ranger XLS chegou a perder R$ 50 mil do seu valor

Em meio às incertezas que rondam o mercado de veículos zero-quilômetro, é fato que o setor de usados tem sido o refúgio para suprir essa “carência” da frota circulante. Comparando o primeiro trimestre de 2022 com o mesmo período de 2023, na média de todo o mercado nacional, ao considerar seminovos 2020, 2021 e 2022, a depreciação neste período foi de 5,64%, segundo estudo da Mobiauto .


Em meio a esse cenário, dois tipos de modelos desidrataram acima da média, os  SUVs e picapes a diesel usados , segmentos que vem perdendo participação de mercado por causa da alta do combustível. De acordo com a pesquisa da Mobiauto, a  depreciação foi de 8,34% e 10,36%, respectivamente. Na comparação com as médias gerais (-7,42% e -7,58%), nota-se o quanto as unidades a diesel tiveram suas cotações derrubadas.

Isso vai contra a premissa de que veículos a diesel sempre foram bons negócios, o que não é mais uma regra. Até o segmento das peruas que anda meio esquecido por conta dos SUV´s, teve uma retração menos preocupante: -5,41%. Já o dos hatches, um dos mais procurados, teve uma variação de - 4,70% no período trimestral entre 2022 e 2023.

“Tínhamos observado queixas frequentes de clientes que anunciavam em nossa plataforma e só vendiam seus veículos – picapes ou SUV´s a diesel – após aplicarem bons descontos. Como a Mobiauto possui gatilhos muito imediatos de dados vindos da área de atendimento ao cliente em favor do setor de estratégica, rapidamente fizemos a pesquisa para quantificar essas perdas. E elas foram bem significativas: quem adquiriu um Ford Ranger XLS 2022 um ano atrás, hoje tem uma picape que vale R$ 50 mil a menos ”, destaca Sant Clair Castro Jr, consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

O SUV GLC 220d 2020 teve uma depreciação de 15% se comparado o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2022
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O SUV GLC 220d 2020 teve uma depreciação de 15% se comparado o primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2022


No total, o levantamento considerou cotações de 18 veículos de 12 marcas diferentes. Os cinco modelos que tiveram a maior desvalorização estão elencados na seguinte ordem. 


Em primeiro está o Mercedes-Benz GLC 220d 2020 , que custava no primeiro trimestre de 2022 R$ 378.900 e nesse trimestre reduziu para R$ 319.120, uma depreciação de 15,78%. O segundo colocado é o Land Rover Discovery 2020 , com uma queda de 14,48% (R$ 517.497,95 ante R$ 605.135,72). Em seguida vem a Volkswagen Amarok 2020 , com -13,97% (R$ 166.289,47 contra R$ 193.301,79). Na quarta posição, está a Toyota Hilux Cabine Dupla 2022, com -13,50% (R$ 298.510,67 em relação aos R$ 345.116,36 de antes). Por fim, a que menos desvalorizou é a Ford Ranger Cabine Dupla 2022 , que teve uma redução de preço de -13,09% (R$ 242.375,76 ante R$ 210.653,12).


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