Dubai é a terra dos excessos, um país onde supercarros são tão abundantes nas suas ruas quanto os populares são nas nossas. Dito isso, não é por acaso que o lugar foi palco de um dos leilões mais exóticos dos últimos tempos. E não foi de carros! Na verdade, o item arrematado mais chamativo (e caro) foi uma placa de automóvel, um mimo que custou 15 milhões de dólares, o equivalente a 75 milhões de reais no câmbio de hoje .
A licença corresponde ao número sete, uma numeração tão baixa que poderia pertencer apenas a um xeique. Aliás, falando em xeique, o dono do Telegram, Pavel Valeryevich Durov , até tentou levar a placa, mas sua oferta foi superada por um cliente anônimo.
E você sabe onde foi o recorde anterior? Se contarmos que foi em Dubai, cremos que você não ficaria surpreso. A placa número 1 foi leiloada por 14,3 milhões de dólares em 2008, montante que foi superado apenas neste último leilão .
Seria curioso ver essa placa ser instalada em um carro simples e acessível, mas temos que lembrar que, quando se trata de automóvel, os cidadãos ricos do emirado árabe não costumam economizar. Para alguns deles, Ferraris não são exclusivas o suficiente .
Embora o peso da ostentação seja inegável, a verdade é que o leilão tem um objetivo beneficente: o de ajudar a pagar um fundo que proverá um bilhão de refeições para o Ramadã , período que começou no dia 22 de março e vai até 21 de abril. O mês mais importante da fé islâmica é marcado por preces, reflexões, agremiações e jejuns.