Os amortecedores são desenvolvidos para suportar quilometragens altas, porém sua vida útil está relacionada às condições de uso e do solo que o veículo trafega . Basicamente existem dois tipos de amortecedores, os convencionais ou hidráulicos, como são conhecidos, e os pressurizados. A diferença é que os amortecedores pressurizados, além do fluido, levam gás nitrogênio.
Quanto a durabilidade, há de se convir que tudo vai depender das condições que o motorista usa o veículo . Em um carro de aplicação fora de estrada , por exemplo, a vida útil do amortecedor será menor do que em um de uso urbano ou rodoviário que trafega em pistas de boa qualidade , de acordo com Leandro Leite, coordenador de assistência técnica e garantia da Nakata.
Portanto, o veredicto é de que não há um prazo certo para trocar os amortecedores. Assim sendo, eles podem rodar tanto acima de 100 mil km tranquilamente, como também precisarem ser substituídos com menos de 20 mil km.
Mas vale frisar que em caso de qualquer anomalia, como barulhos, vazamento de óleo, falta de estabilidade, balanço excessivo em arrancadas e frenagens ou ainda sentir as rodas pularem excessivamente, é recomendada a troca imediatamente.