A Toyota sul-africana vem rendendo boas novidades para os amantes da marca. Após anunciar que a Hilux ganhará versões híbridas no ano que vem, a filial africana planeja o desenvolvimento de uma picape abaixo da Hilux .
De acordo com Leon Theron , vice-presidente de vendas e marketing da Toyota sul-africana, a ideia é “oferecer os ingredientes principais da Hilux, mas de forma mais compacta e mais acessível”.
O executivo ainda completou afirmando que a novidade será produzida na África do Sul , sendo o país o principal representante da eletrificação no continente, e que a fábrica de Durban será responsável por atender toda a África subsaariana, tanto na comercialização de veículos como de peças e acessórios.
O modelo está previsto para 2025 ou 2026 e deve contar com opções com tração 4x4 ou somente traseira , de acordo com a mídia local. O Brasil não deve ficar de fora do radar da novidade, visto que o segmento de picapes menores que a Hilux vem crescendo bastante, e a tradicional picape é superada pela Fiat Toro e até pela Chevrolet Montana , dependendo do mês.
Se a Hilux deverá ganhar uma versão eletrificada , é provável que a “ baby-Hilux ” também. Em um documento divulgado pela Toyota, onde a marca detalha a nova fase da industrialização no continente, a fabricante afirmou que os híbridos são mais acessíveis para o público , não usam energia elétrica da rede, reduzem a emissão de CO2 em 40% e utilizam a rede já consolidada de postos de combustíveis.
De acordo com a Toyota, o mercado africano possui peculiaridades. Os veículos precisam ser duráveis por conta da pouca infraestrutura de algumas regiões do continente, e mesmo na África do Sul , não podem apostar agressivamente na eletrificação, já que a distribuição de energia elétrica do país não é estável o suficiente.
Entretanto, o veículo pode servir também para mercados bem consolidados. Vale lembrar que nos Estados Unidos , a Toyota oferece Tacoma e Tundra , ambas maiores que a Hilux , e a novidade chegaria para rivalizar com Ford Maverick e Hyundai Vera Cruz .