Famosa por ser uma das primeiras fabricantes a ofertar veículos híbridos e também por conta de suas picapes , a Toyota irá, finalmente, unir seus dois “nichos”. Pelo menos é o que dizem os executivos da marca na África do Sul .
Segundo o portal Carmag , a fabricante vem preparando o terreno para a chegada de versões híbridas da Hilux e da SW4 , e, em recente entrevista com Leon Theron, o vice-presidente de vendas e marketing da Toyota sul-africana afirmou que esses modelos devem ser lançados em 2024 em versões híbridas-leves .
O plano de eletrificação da Toyota global consiste em uma adoção conservadora desses modelos, e promete explorar todas as alternativas de propulsão possíveis, bem como ajustar os produtos às necessidades de cada mercado . Portanto, pensando no Brasil, se a marca entender que não haveria boa receptividade ou competitividade para uma versão híbrida-leve de Hilux e SW4 , a motorização por aqui deve seguir inalterada até a chegada de uma nova sucessora.
Atualmente, a Hilux não conta com nenhuma opção eletrificada, apesar de haver um protótipo de uma variante 100% elétrica , apresentada no fim do ano passado. Resta saber se as novidades eletrificadas chegarão para a linhagem atual ou se farão sua estreia em uma nova geração .
A picape média está próxima de ser totalmente reformulada, que deve chegar ao mercado em 2025 e apresentar um visual mais próximo da Tacoma , que ganhará nova geração nos Estados Unidos ainda este mês .
Nos Estados Unidos, a Toyota oferece a picape Tundra - maior que Hilux e Tacoma - com uma opção híbrida-leve. Batizado de i-Force Max, a tecnologia conta com um motor elétrico de 48V conectado à transmissão do veículo que é capaz de fornecer energia para equipamentos elétricos e manter o carro em funcionamento quando parado ou em baixas velocidades.