De olho no aquecido mercado de picapes médias, a Ram não deixou de apostar no segmento e, como é de se esperar, tem revelado pouco a pouco a sua nova representante nacional.
Ainda tratada como “Nova Ram Nacional”, a picape média pequena deverá se chamar Rampage, conforme antecipou o site Autos Segredos
e, para diminuir os custos de produção e preço final, a novidade herdará elementos do Jeep Compass
e Commander
, tais como volante multifuncional revestido de couro, chaves de seta e do limpador de para-brisa e demais comandos internos. O painel também tem muita familiaridade com os SUVs da Jeep.
Já os bancos são os mesmos da Toro
- com a qual dividirá a mesma plataforma - que dão a impressão de integrar parte do encosto de cabeça ao assento, formando uma peça única. Já o painel de instrumentos digital parece ser exclusivo do modelo, mas com certa semelhança ao do Jeep Commander,
assim como a tela central multimídia, do comando giratório da seleção de marchas, parecido com o da Ford Maverick.
O utilitário também contará com freio de estacionamento eletrônico. A sensação de refinamento passa longe dos plásticos rígidos da picape média pequena da marca italiana, embora a Rampage utilize as mesmas portas e para-brisa.
Por fora, não há como negar a semelhança com outros modelos maiores da Ram. A tradicional grade e o capô com vincos proeminentes exaltam a robustez característica dos modelos da marca do cabrito montanhês. A Rampage será fabricada na planta de Goiana (PE), onde já são produzidos os Jeep Renegade, Compass e Commander.
De acordo com o site Autos Segredos, a “Ram Rampage” será vendida nas versões Big Horn, Laramie e Rebel com o motor 2.0 turbodiesel
o mesmo da Toro e dos modelos da Jeep
, mas que será recalibrado para gerar mais torque do que os 35,7 kgfm de Toro e Jeep Compass e os 38,7 kgfm do Jeep Commander.
Além dessa variante, haverá a opção do propulsor 2.0 Turbo a gasolina, ofertado para as configurações Laramie, Rebel e R/T
. Essa unidade é a mesma de outros modelos do grupo Stellantis
, tais como o Alfa Romeo Tonale, Dodge Hornet e Jeep Wrangler
. No utilitário da Jeep, o 2.0 turbo a gasolina rende 272 cv a 5.250 rpm e 40,8 kgfm de torque e trabalha em dupla com o câmbio automático de oito marchas
. Todas as opções serão oferecidas com a transmissão automática de nove velocidades e tração 4x4. Ainda de acordo com o portal, no lançamento, a picape terá a edição especial Rebel Night Edition
para as duas motorizações.
Ainda segundo informações do portal, a estreia da picape da Ram ocorrerá nas próximas semanas e suas vendas devem começar em agosto.
Assista a seguir um vídeo teaser de apresentação do próximo lançamento da Stellantis.