A tão flagrada e aguardada picape monobloco da Ram já tem nome definido: Rampage . É o que informa o portal Autos Segredos . Em inglês, a palavra significa tumulto, confusão, e promete causar exatamente isso no segmento de picapes médias no país e atrapalhar a vida de Hilux e S10 , e tornar as picapes da Ram mais acessíveis, mas deixando de lado os motores V8.
Atualmente, a Ram
mais em conta no Brasil é a Classic
, que custa R$ 349.990
. Ela sai mais barata que a Toyota Hilux
(picape média mais vendida do país) na versão topo de linha GR-S
(R$ 367.390), mas distante ainda das variantes de entrada da picape japonesa, que possui três opções abaixo dos R$ 300 mil
.
A Fiat Toro Ultra - a top de linha - custa R$ 222.490 , enquanto a Chevrolet S10 , representante ainda maior que a picape da marca italiana, parte de R$ 255.880 . Dito isso, há um espaço entre esses valores em que a Stellantis não possui nenhum representante, e para isso, a Ram prepara uma picape monobloco (contrução aplicada na Toro, Ford Maverick e Chevrolet Montana ) para aumentar sua fatia de mercado, e representar o grupo nessa lacuna de preços.
Ter construção parecida com a de um automóvel convencional vai beneficiar a dirigibilidade, pois as suspensões não empregam eixo rígido traseiro . Como a plataforma é a mesma usada pela Toro e pelo Commander, o esquema posterior vai apostar no multilink, solução bem mais voltada ao conforto. Mas nem por isso a Rampage deixará de ter tração integral.
O modelo chegará com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv , o mesmo da Toro e dos modelos da Jeep , mas que será recalibrado para gerar mais torque do que os 35,7 kgfm de Toro e Jeep Compass e os 38,7 kgfm do Jeep Commander . A novidade terá três opções de acabamento: Bighorn , Laramie e Rebel , as mesmas do que as Ram maiores.
Pela motorização já é possível notar a diferença no público-alvo. Enquanto as Ram a gasolina ( Classic e 1500 Rebel ) contam com seus V8 Hemi de 400 cv e 56,7 kgfm de torque , e as variantes a diesel ( 2500 e 3500 ) oferecem motor 6.7 Cummins de 365 cv e 110,7 kg de torque , a Rampage promete ser um carneirinho bem mais “dócil”.
Embora a Rampage tenha à sua disposição o 1.3 turboflex de 185/180 cv e 27,5 kgfm de torque, o Auto Segredos antecipou que ela será equipada com o novo propulsor 2.0 turbo flex da marca, que deve ser lançado na nova Ram.
O comprimento deverá superar os 5 metros, com 1,85 m de largura e 1,80 m de altura, números próximos ao das suas principais rivais, Toyota Hilux e Chevrolet S10 .
Ainda de acordo com o Autos Segredos, a arquitetura de suspensão da Rampage virá da Fiat Toro , mas será aprimorada para suportar o maior peso.
Visualmente, as informações do portal e as fotografias das unidades em testes apontam para um design similar ao visto na Ram 1500 Rebel , que tem um visual mais agressivo. Só que a agressividade visual deve passar longe da Rampage. O uso de peças escurecidas ou cromadas vai variar de acordo com a configuração.
A grade deverá seguir o padrão da Ram, uma grande peça cromada , com as três letras de tamanho generoso. Na versão Rebel, a mais agressiva, a peça deve ganhar um contorno diferenciado.
A capacidade volumétrica da caçamba deve ser maior que os 820 litros de capacidade da Toro , visto o porte mais encorpado da Ram. A tampa da caçamba deverá ter a abertura tradicional, enquanto as lanternas parecem ter saído diretamente da Ram 1500.
O interior também deve ser inspirado na 1500 , já que até mesmo a própria Toro já foi atualizada com as ideias inspiradas na picape maior. Na Toro, a central multimídia vertical conta com 10,1 polegadas , enquanto na Ram 1500, a tela passa a ser de 12". Dependendo da versão, talvez as mais básicas venham com o equipamento de 10,1”, enquanto a topo de linha, utilize o visor de 12".
Após o lançamento da Rampage , a linha de picapes da Stellantis ficará da seguinte forma. O segmento das compactas é representado pela Fiat Strada , enquanto a Toro fica logo acima, mas abaixo da Rampage . O mais curioso é que a Fiat também vai lançar o modelo derivado do Peugeot Landtrek , porém, imaginamos que será um veículo com aspiração mais robusta e voltado ao trabalho, além de ser baseado sobre o tradicional chassi.
Acima dessas, só estarão disponíveis as Ram: Classic, 1500 Rebel, 2500 e 3500. No fim do ano passado, no evento de lançamento da Chevrolet Montana, a Fiat anunciou a Landtrek, e afirmou que possuía 50% do mercado de picapes na época. Com a chegada de novos representantes, a fabricante ítalo-mineira pode perder espaço, mas se as vendas forem para a Ram , os executivos da Stellantis não ficarão chateados.