Os sistemas de escapamento em inox costumam estalar com mais frequência em altas temperaturas
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Os sistemas de escapamento em inox costumam estalar com mais frequência em altas temperaturas

Assim como vários outros ruídos podem ser escutados após o desligamento do motor de um veículo, o mais comum é o estalo proveniente dos efeitos de dilatação térmica do sistema de escapamento , ocorrido com certa frequência nos fabricados em aço inox.


De acordo com Clayton Zabeu da Comissão Técnica de Motores Ciclo Otto da SAE BRASIL , isso ocorre devido a diferença de temperatura que peças metálicas como, por exemplo, sistemas de escapamento, carcaças de turbinas, isolamentos térmicos (heat shields), são submetidas.


No momento que o motor está em funcionamento, ele atinge altas temperaturas e, com isso, todos os componentes do escapamento aquecem junto com ele, podendo chegar a mais de 300°C.


“Quando o motor atinge certa temperatura no funcionamento, estes componentes metálicos se dilatam. Depois de desligado, começam a se resfriar e se contrair, gerando pequenos deslocamentos abruptos , causando os característicos estalos”, explica Sabeu.

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