O sistema antirruído das pastilhas de freio, como o próprio nome sugere, tem como finalidade evitar barulhos incômodos quando o motorista pisa no pedal de freio.
Ao contrário dos tipos de pastilhas de freio convencionais , as do tipo antirruído são compostas de uma chapa metálica revestida de borracha nitrílica . Fixado nas pastilhas para criar uma barreira isolante entre a pastilha de freio e a pinça, este composto contribui para evitar vibrações.
Segundo Luciano Costa, gerente da Jurid, fabricante especializada em componentes de freios, o antirruído tem como função absorver a vibração e reduzir o ruído na hora da frenagem.
“Quando a pastilha de freio encontra o disco, ocorre o contato e, consequentemente, as vibrações seguem, podendo se transformar em ruído. No caso dos antirruídos, eles oferecem mais conforto e uma experiência agradável ao dirigir porque reduzem os ruídos na frenagem ”, afirma.
Além dessa vantagem, o sistema antirruído das pastilhas de freio repassa menos calor da pastilha de freio para a pinça e outros componentes.
Entre os benefícios da menor temperatura, estão melhor poder de frenagem e maior durabilidade para componentes do sistema, como fluido, lubrificantes e peças móveis.