A limpeza de corpo da borboleta TBI (Throttle Body Injection) - que controla a entrada de ar na admissão do motor para o cilindro mantendo corretamente o funcionamento da marcha lenta e aceleração - faz parte dos serviços de manutenção convencional e independe do veículo ser flex, gasolina, etanol ou GNV (Gás Natural Veicular).
Como explica o professor de reparação automotiva, proprietário da Scopino Auto Club e diretor do Sindirepa-SP,
Pedro Luiz Scopino, não é o tipo de combustível
utilizado no veículo que suja o corpo da borboleta
e sim a sujeira proveniente do respiro do óleo do motor.
“Esse respiro do óleo do motor
, tecnicamente chamado de 'Blow-by'
, é o retorno dos gases do cárter do motor
. Então ao invés de ser jogado na atmosfera, poluindo o meio-ambiente, eles são encaminhados para a admissão novamente e com isso, eles são queimados junto com o ar/combustível
não poluindo o meio-ambiente. Só que esse vapor de óleo acaba carbonizando
, ou seja, contaminando o corpo de borboleta
. Por isso que é um serviço necessário, quando está sujo”, explica Scopino.
Em suma, só faça a limpeza da TBI, caso perceber maior consumo de combustível, funcionamento irregular do motor e oscilação na marcha lenta.