Se uma Ferrari já é objeto de desejo de muitos colecionadores, o que dirá de três icônicos e raríssimos modelos como 500 Mondial Spider Series I de 1954, 250 GT Coupe Speciale de 1956 e 330 GT 2+2 “Series II by Pininfarina” de 1966 . E se eu disser que eles estão destruídos, mas valem milhões?
Apesar de se tratarem de unidades veneradas por entusiastas e fãs de carros clássicos, os três superesportivos não passam de um monte de sucatas. Os veículos foram descobertos, após o furacão Charley passar pela Flórida, danificando alguns dos exemplares, em 2004. Hoje, ganharam uma popularidade ainda maior após a casa de leilões RM Sotheby's
descobrir os três exemplares que fazem parte de uma coleção “Barn Find” ou "descobertas de celeiro",
denominada The Lost & Found Collection (achados e perdidos)
.
Os carros, assim como outros modelos em melhor estado de conservação, serão leiloados durante o evento Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), em agosto. No entanto, apesar de estarem em péssimo estado de conservação, valem uma fortuna devido à história envolvida.
O 500 Mondial Spider Series I de 1954 , por exemplo, é a segunda carroceria construída do modelo pela empresa de carrocerias italiana Pininfarina . Segundo o site de leilões RM Sotheby’s , foram fabricadas apenas 13 exemplares. Este, em especial, fez dupla com o ex-piloto da equipe Scuderia Ferrari Franco Cortese e o copiloto Perruchini que competiram em 1954 no Grande Prêmio de Mille Miglia, Targa Florio e Imola.
Apenas o motor e o câmbio , com a devida documentação, acompanham a sucata que traz ainda todas as notas fiscais e demais certificados de homologação de fábrica. A casa de leilões espera arrecadar 1,6 milhão de dólares, algo na casa de R$ 7,8 milhões , por esta unidade que está apta a ser restaurada por quem der o lance milionário.
O modelo 250 GT Coupe Speciale de 1956 é ainda mais raro, apesar de se tratar de um exemplar mais novo. De acordo com o anúncio da casa de leilões, este é um dos apenas quatro carros construídos pela Pininfarina em 1956 com a carroceria ao estilo Superamerica . Quando 0 km, o modelo foi vendido ao Rei Mohammed V de Marrocos, pintado na cor azul Celeste com teto preto (Nero) e interior em couro natural “Connoly”.
Preserva ainda o motor V12 original
. O seu valor estimado de venda é de 2,3 milhões de dólares, algo em torno de R$ 11,2 milhões
, fazendo uma conversão direta.
Por fim, mas não menos importante, está o 330 GT 2+2 Series II construído por Pininfarina em 1966 . A casa de leilões afirma que é um dos apenas 36 exemplares produzidos deste modelo em questão . Está equipado com faróis duplos, vidros elétricos e câmbio de cinco marchas, tudo original de fábrica, assim como a cor azul prateado (Azzurro) e interior em couro azul nuvem “Bleu Nuvola”. Vale destacar que o modelo também mantém o motor intacto, no caso, o 4.0 V12 “Colombo”.
O exemplar é o único produzido do lote de apenas 36 com volante à direita
, e foi encomendado novo pela importadora Maranello Concessionaires de Surrey, Reino Unido, para ser entregue em Dar es Salaam, Tanzânia, na África Oriental.
Consultamos o site sobre o valor deste modelo e não encontramos, mas certamente, a julgar por ser um carro bem raro, arriscamos a dizer que deve ter um valor estimado entre 1,5 milhão e 2 milhões de dólares, ou algo entre R$ 7,3 milhões a R$ 9,7 milhões . E você? Se arriscaria a dar o lance e depois restaurar qualquer um destes esportivos? Caso sim, você está certo, pois eles valerão muito muito mais depois de restaurados, independentemente do custo envolvido nessa reconstrução.