Coleção abriga modelos icônicos da marca italiana
Reprodução - RM Sotheby's
Coleção abriga modelos icônicos da marca italiana

Se uma Ferrari já é objeto de desejo de muitos colecionadores, o que dirá de três icônicos e raríssimos modelos como 500 Mondial Spider Series I de 1954, 250 GT Coupe Speciale de 1956 e 330 GT 2+2 “Series II by Pininfarina” de 1966 . E se eu disser que eles estão destruídos, mas valem milhões?


Apesar de se tratarem de unidades veneradas por entusiastas e fãs de carros clássicos, os três superesportivos não passam de um monte de sucatas. Os veículos foram descobertos, após o furacão Charley passar pela Flórida, danificando alguns dos exemplares, em 2004. Hoje, ganharam uma popularidade ainda maior após a casa de leilões  RM Sotheby's descobrir os três exemplares que fazem parte de uma coleção “Barn Find” ou "descobertas de celeiro", denominada The Lost & Found Collection (achados e perdidos) .

Os carros, assim como outros modelos em melhor estado de conservação, serão leiloados durante o evento Monterey Car Week, na Califórnia (EUA), em agosto. No entanto, apesar de estarem em péssimo estado de conservação, valem uma fortuna devido à história envolvida.

O 500 Mondial Spider Series I de 1954 , por exemplo, é a segunda carroceria construída do modelo pela empresa de carrocerias italiana Pininfarina . Segundo o site de leilões RM Sotheby’s , foram fabricadas apenas 13 exemplares. Este, em especial, fez dupla com o ex-piloto da equipe Scuderia Ferrari Franco Cortese e o copiloto Perruchini que competiram em 1954 no Grande Prêmio de Mille Miglia, Targa Florio e Imola.

A Ferrari 500 Mondial Spider Series I de 1954 deve chegar ao valor de R$ 7,8 milhões
Reprodução - RM Sotheby's
A Ferrari 500 Mondial Spider Series I de 1954 deve chegar ao valor de R$ 7,8 milhões


 Apenas o motor e o câmbio , com a devida documentação, acompanham a sucata que traz ainda todas as notas fiscais e demais certificados de homologação de fábrica. A casa de leilões espera arrecadar  1,6 milhão de dólares, algo na casa de R$ 7,8 milhões , por esta unidade que está apta a ser restaurada por quem der o lance milionário. 

O modelo 250 GT Coupe Speciale de 1956 é ainda mais raro, apesar de se tratar de um exemplar mais novo. De acordo com o anúncio da casa de leilões, este é um dos apenas quatro carros construídos pela Pininfarina em 1956 com a carroceria ao estilo Superamerica . Quando 0 km, o modelo foi vendido ao Rei Mohammed V de Marrocos, pintado na cor azul Celeste com teto preto (Nero) e interior em couro natural “Connoly”.

O 250 GT Coupe Speciale é um dos quatro feitos pela Pininfarina de 1956
Reprodução - RM Sotheby's
O 250 GT Coupe Speciale é um dos quatro feitos pela Pininfarina de 1956


Preserva ainda o motor V12 original . O seu valor estimado de venda é de 2,3 milhões de dólares, algo em torno de R$ 11,2 milhões , fazendo uma conversão direta.

Por fim, mas não menos importante, está o 330 GT 2+2 Series II construído por Pininfarina em 1966 . A casa de leilões afirma que é um dos apenas 36 exemplares produzidos deste modelo em questão . Está equipado com faróis duplos, vidros elétricos e câmbio de cinco marchas, tudo original de fábrica, assim como  a cor azul prateado (Azzurro) e interior em couro azul nuvem “Bleu Nuvola”. Vale destacar que o modelo também mantém o motor intacto, no caso, o 4.0 V12 “Colombo”.

A 330 GT 2+2 Series II é o único feito de 36 carros feito com volante à direita
Reprodução - RM Sotheby's
A 330 GT 2+2 Series II é o único feito de 36 carros feito com volante à direita


O exemplar é o único produzido do lote de apenas 36 com volante à direita , e foi encomendado novo pela importadora Maranello Concessionaires de Surrey, Reino Unido, para ser entregue em Dar es Salaam, Tanzânia, na África Oriental.

Consultamos o site sobre o valor deste modelo e não encontramos, mas certamente, a julgar por ser um carro bem raro, arriscamos a dizer que deve ter um valor estimado entre 1,5 milhão e 2 milhões de dólares, ou algo entre R$ 7,3 milhões a R$ 9,7 milhões . E você? Se arriscaria a dar o lance e depois restaurar qualquer um destes esportivos? Caso sim, você está certo, pois eles valerão muito muito mais depois de restaurados, independentemente do custo envolvido nessa reconstrução.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!