A Ferrari é conhecida por sua participação e sucesso na Fórmula 1 , mas a fama da Scuderia nas pistas passa também por LeMans , onde sempre foram vitoriosos em diversas categorias, e irão retornar a disputar a vitória geral com seu mais novo modelo, o 499P.
O chassis e motor do 499P foi totalmente desenvolvido pelos italianos, e na carenagem o maior destaque vai para a imensa asa traseira para gerar pressão aerodinâmica a velocidades superiores a 300 km/h .
O motor será um V6 bi-turbo de 3.0 litros, que compartilha elementos com o a 296 GT3 , próximo veículo da Ferrari que irá competir pelas categorias de GT ao redor do mundo, mas diferente do carro derivado da rua, a 499P conta com um sistema híbrido .
O sistema híbrido , que é obrigatório para os competidores da categoria Hypercar , consiste em uma bateria de 900 Volts , e um motor de 200 kW (272 cv) que envia potência para as rodas dianteiras, quando utilizado, enquanto o motor V6 traciona as rodas traseiras.
A potência combinada do conjunto é de 680 cv e a bateria é recarregada durante as desacelerações e frenagens .
Tanto Ferrari quanto Peugeot e Toyota optaram pela categoria Hypercar e precisam desenvolver completamente seus carros, enquanto a LMDh consiste em chassis de fabricantes pré-definidos e sistema híbrido fabricado pela Williams , caminho escolhido por Lamborghini , Porsche e Acura .
Para Antonio Coletta , diretor da Ferrari Races , apesar desse caminho resultar em custos mais altos , é importante para a Ferrari , afinal, a empresa italiana sempre foi uma construtora de veículos:
“Decidimos voltar aos protótipos quando as regras nos deram a hipótese de fazer todo o carro. O 499P é um manifesto das tecnologias da Ferrari. É importante para a Ferrari produzir todo o automóvel e todas as peças. A Ferrari é uma construtora, fabricante de carros”, declarou.
A estréia do modelo será em março , nas 1000 milhas de Sebring , a primeira prova do calendário do WEC , Campeonato Mundial de corridas de longa duração ( Endurance ).
As 24 horas de Le Mans acontecerá entre 10 e 11 de junho e a Ferrari enfrentará Toyota , Peugeot , Porsche e Cadillac , marcas confirmadas até o momento.
Ainda não se sabe quais serão os pilotos escolhidos, mas dificilmente serão Charles Leclerc
e Carlos Sainz Jr.
, que tem compromissos com a Fórmula
1
.
Entretanto, existe a possibilidade que o brasileiro Daniel Serra
, que venceu as 24 horas de Le Mans
com a Ferrari
em 2019
e pilota para a AF Corse
, equipe parceira da Ferrari, seja um dos escolhidos para pilotar o Ferrari 499P
.