Carro elétrico acessível: BYD Dolphin será lançado neste mês

Modelo tem dimensões de Jeep Renegade e estilo de hatch; preços ainda não foram definidos

Dolphin vai marcar a entrada da BYD no segmento de compactos elétricos, novidades podem abalar a concorrência
Foto: Divulgação
Dolphin vai marcar a entrada da BYD no segmento de compactos elétricos, novidades podem abalar a concorrência

O BYD Dolphin chegará ao Brasil no dia 28 de junho, segundo comunicado oficial da marca enviado à imprensa. O modelo será o menor representante da gama da marca no país , e deverá também ser o mais acessível, mas longe de ser o elétrico mais barato do mercado.

Na China, o Dolphin conta com três versões que custam o equivalente a R$ 90.400 e R$ 106 mil , em conversão direta. O modelo também é vendido na Colômbia , onde custa cerca de R$ 200 mil. Por esse preço, o Dolphin custaria R$ 69.900 a menos que o Yuan Plus , R$ 25.990 a menos que o  Peugeot e-208 GT e R$ 50 mil a mais que o Renault Kwid E-Tech . Mas ainda não temos o preço para o nosso mercado. 

A pretensão do Dolphin não de ser um carro elétrico de entrada , mas uma opção para quem procura um veículo médio compacto e quer fugir dos SUVs . O hatch mede 4,29 metros de comprimento - o Jeep Renegade  tem 2 cm a menos - , 1,77 m de largura e 1,57 m de altura. O destaque é a distância entre-eixos de 2,70 metros , maior por exemplo do que a do  Jeep Compass - 7 cm a mais - e 2 cm a menos do que a do BYD Yuan Plus EV .

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BYD Dolphin deverá ter porte entre o Chevrolet Onix e Fiat Pulse

O nome de Dolphin, que significa golfinho em inglês foi escolhido propositalmente. O veículo faz parte da “Ocean Family” da BYD, e busca no mar a inspiração para seu desenho, principalmente interno. Além do Dolphin, a família é composta pelo BYD Yuan Plus EV e pelo BYD Seagull , que pode chegar ao Brasil em breve.

Por falar no Yuan EV , o Dolphin compartilha a plataforma com o SUV, e a conexão entre os modelos é vista pelo aplique prateado na dianteira e no formato das lanternas traseiras. Mas é no interior onde o BYD Dolphin se mostra mais próximo ao irmão maior.

Por falar em cabine, o destaque é a tela de 12,8 polegadas que pode ser exibida tanto na vertical como na horizontal, recurso que não é novidade nos carros da marca, mas chama a atenção por estar presente no modelo mais barato da BYD até o momento.

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Tela central rotativa é principal destaque do interior do Dophin

Em adição à tela maior, existe o quadro de instrumentos de 5 polegadas, voltado somente para informações cruciais do veículo. O volante contará com botões para comando da central multimídia, e o painel possui nichos porta-objetos.

Em termos de segurança, o BYD Dolphin oferece seis airbags e controles de tração e estabilidade . Controle de cruzeiro, assistente de partida em rampa, controle dinâmico de carroceria e câmera de ré e ar-condicionado automático são de série. Em determinados mercados, o modelo é oferecido com teto solar panorâmico , não sabemos ainda se será o caso do Brasil.

Dependendo do mercado, o Dolphin oferece baterias de 30, 44 ou 60 kWh de capacidade , bem como motores de 95, 177 e 204 cv de potência e até 18,3 kgfm de torque. A aceleração de zero a 100 km/h é cumprida na casa dos 7 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h. A autonomia máxima do modelo é de 427 km no ciclo WLTP , quando equipado com o pacote de baterias de 60 kWh.