Pneus sem ar chamam atenção pelo visual vazado, mas não comprometem dirigibilidade
Divulgação/Michelin
Pneus sem ar chamam atenção pelo visual vazado, mas não comprometem dirigibilidade

A tradicional fabricante de pneus Michelin anunciou que irá equipar 40 vans do serviço postal francês La Poste com seus novos pneus “não pneumáticos” , que não precisam de ar e nem contam com seção lateral.

Não é novidade que a Michelin trabalha com pneus sem ar, a fabricante inclusive já comercializa a linha “ Tweel ”, que consiste em pneus sem ar para mini carregadeiras e carrinhos de golf , mas agora, a marca irá testar os pneus sem ar para automóveis em ambientes reais de dia a dia.

O Citroën Jumpy foi o modelo escolhido para receber os pneus especiais, tendo em vista que são um dos maiores veículos de entregas disponíveis na frota da La Poste. Os veículos deverão rodar por Lesquin , Valenciennes e Douai , cidades do Norte da França, próximas da fronteira com a Bélgica.

De acordo com o Chefe da engenharia de produto da Michelin, Steve Cron , que trabalha na tecnologia há pelo menos 20 anos, o conforto proporcionado por esses pneus “não-pneumáticos”, são melhores do que os pneus run-flat , mas ficam devendo em relação aos melhores compostos da marca francesa.

Pneus sem ar podem reduzir custos com manutenção e evitar idas ao borracheiro
Divulgação/Michelin
Pneus sem ar podem reduzir custos com manutenção e evitar idas ao borracheiro

Segundo o executivo, a vantagem dos pneus “sem ar” é que em casos de "furos”, por exemplo, é só retirar o objeto e seguir viagem. Cron ainda afirma que no contexto ambiental, os pneus sem ar podem ser mais ecológicos , visto que utilizam menos material na sua fabricação, e por dificilmente demandarem reparos, o resíduo será bem menor.

Em termos de condução, Cron descreve a novidade como “diferente” em relação aos pneus convencionais ou do tipo run-flat , mas não detalha se é melhor ou pior. Ainda segundo o executivo, esses pneus não são problema se postos em ambientes de lama, por exemplo:

“Cobrimos os pneus com lama e deixamos no sol, quando o veículo voltou a se mover, fez uma sujeira enorme, mas toda a lama saiu dos pneus”, encerrou Cron.

Segundo a Michelin, a linha batizada como Uptis até o momento, será oferecida inicialmente para frotas de comerciais leves , apesar de que até mesmo para esse público, a novidade pode demorar para ser oferecida. A marca não precisou uma data de quando os produtos chegarão ao mercado, mas em 2019, se falava em pelo menos 2024 . Mais detalhes deverão ser divulgados nos próximos meses, conforme os primeiros resultados de testes com o correio francês surjam.


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