O Peugeot 208 é muito popular na Europa, visto que foi o mais vendido nos anos de 2021 e 2022 e, recentemente, foi o mais vendido no continente em fevereiro, mostrando que o visual do modelo ainda é popular. Apesar disso, após quatro anos de mercado, o hatchback ganhou uma reestilização que reflete a nova linguagem visual da marca francesa .
Se nas versões topo de linha do modelo anterior, os faróis contavam com três leds imitando uma garra de leão, esse elemento agora se torna fixo no para-choque, com os faróis contando com três projetores de LED .
O para-choque foi completamente remodelado para abrigar a nova identidade visual de LED e também para receber a nova grade, que vai até o fim do para-choque e exibe uma nova padronagem nos detalhes coloridos. Apresentados inicialmente no 408 , os elementos ali presentes são direcionados para o centro da peça, sendo que antes eles eram posicionados horizontalmente.
A nova linguagem visual foi introduzida pela Peugeot em julho de 2021, quando a marca apresentou o 9x8
, supercarro produzido para competir nas 24 horas de Le Mans
, e agora chega ao hatch compacto.
Na traseira, as diferenças são bem pequenas, conforme já adiantamos . O 208 ganha novas lanternas traseiras , que substituem os elementos de LEDs na vertical por outros horizontais.
As demais mudanças ficam por conta dos logotipos na traseira como o 208 e a nova fonte com a escrita “Peugeot” no centro do aplique na cor preta que conecta as duas lanternas. A nova fonte também faz parte da fase renovada do design da marca francesa. Vale lembrar que a dianteira também ostenta o novo logotipo.
Além disso, o modelo ganhou inéditas rodas de 16 e 17 polegadas, além da cor “Agueda Yellow”, que substitui o amarelo na antiga versão do 208.
A cabine agora conta com novos acabamentos nos bancos. Na versão topo de linha, os bancos são revestidos de Alcantara com costuras na cor verde. As versões Allure e GT contam com o painel de instrumentos “ i-Cockpit ” de 10 polegadas, e a central multimídia, também de 10”, que está disponível por toda a gama. Por citar as versões, na Europa são: Active, Allure e GT. No Brasil temos Like , Style , Active , Allure , Roadtrip e Griffe .
A lista de equipamentos segue sendo a mesma, mas a novidade é o pacote de conectividade “i-Connect Advanced”, que inclui Apple CarPlay e Android Auto sem fio, três entradas USB-C , carregador de smartphone por indução e câmeras de estacionamento dianteiras e traseiras.
A lista de funções de segurança conta com alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência (até 140km/h) - que detecta ciclistas e pedestres -, controle de cruzeiro adaptativo com função stop and go , alerta de saída de faixa, reconhecimento de placas e semáforos, além de detector de fadiga.
Na Europa, o 208 é oferecido com motores 1.2 de 75 ou 100 cv , além de versões híbridas-leves com sistema de 48V que entregam 100 ou 136 cv de potência.
A variante elétrica recebeu uma atualização no sistema de força recentemente, e não apresenta novidades. Segue entregando 156 cv de potência e com autonomia de 400 km no ciclo misto aferido no padrão WLTP .
A Peugeot informa que recarregar as baterias do novo e-208 de 20 a 80% leva menos de 25 minutos em um carregador de 100 kW. Em um equipamento wallbox de 7.4 kW as recargas levam 4 horas e 40 minutos , enquanto no adaptador para tomada doméstica (3.2 kW), o tempo de recarga é superior a 11 horas .
A reestilização do 208 chegará ao Brasil somente no ano que vem , já como linha 2025 e continuará sendo fabricado na Argentina. Em termos de motorização, não deve haver novidades: As versões de entrada ficam com o motor 1.0 Firefly e as topo de linha com o motor 1.0 turbo e câmbio automático CVT , que devem estrear ainda este ano .