Nova geração do 2008 só havia chegado na versão elétrica, agora, estará em sincronia com o europeu
Reprodução/Peugeot
Nova geração do 2008 só havia chegado na versão elétrica, agora, estará em sincronia com o europeu

O Peugeot 2008 deu as caras no Brasil em 2015 e completando oito anos de mercado , uma nova geração a combustão se aproxima de chegar ao nosso país. Em sua vida, o SUV francês já viu rivais saírem do mercado e retornarem mais modernos, ou até mesmo sendo constantemente atualizados para não aparentar a idade. De tanto demorar a chegar, o carro já recebeu um facelift na Europa .

A reforma visual é uma atualização de meia-vida , mudança que o deixa mais condizente com a linguagem de estilo de novos carros da marca, exemplo do recém lançado 408 .

O novo modelo a combustão promete mudar a história do SUV por aqui, só que não será uma novidade bombástica , pelo menos para quem está antenado na linha da marca francesa. Isso porque a Peugeot já oferece a segunda geração do 2008 por aqui, mas somente na versão  100% elétrica e-2008

Peugeot 2008 atual já conta com design defasado, que deixou de ser oferecido na Europa em 2019
Peugeot 2008 2023
Peugeot 2008 atual já conta com design defasado, que deixou de ser oferecido na Europa em 2019

O 2008 atual é produzido em Porto Real (RJ) , porém, a novidade chegará ao Brasil importada da Argentina , onde será feito em El Palomar, com lançamento no nosso mercado previsto para o primeiro semestre de 2024. A versão elétrica  do SUV, assim como o e-208 , serão importadas da Europa, afinal, são caros veículos de nicho e não possuem tanta demanda. 

Já o SUV argentino é esperado para chegar no fim deste ano ou até o meio de 2024 . A única confirmação é que será vendido no Brasil. Ele deve trazer a mudança de estilo, embora não esteja confirmada. O que é certo é que terá uma mecânica diferente e que pode simplificar alguns itens. 

Um bom exemplo é no próprio painel, um contraste de alguns elementos que diferecia o 208 nacional do europeu, tais como os botões do console central. Esperamos também que ele traga sensor de ponto cego, algo que ficou de fora da lista de itens do hatch, que traz alerta de colisão frontal, frenagem de emergência, correção de mudança de faixa com alerta, reconhecimento de placas de velocidade, detector de fadiga e auxílio de faról alto. Por ser um carro de maior lucratividade, o SUV pode investir em pontos de evolução não presentes.

Como é o facelift

Entre os pontos implementados, essa atualização traz um novo para-choque dianteiro. Agora, os LEDs que formam dentes de sabre foram substituídos por três leds em cada lado do para-choque. O farol full LED agora conta com três projetores . A grade traz o novo logotipo da Peugeot e o acabamento da peça agora é na vertical, e segue pintado na cor do veículo.

No interior, nenhuma novidade em relação ao e-2008 vendido por aqui.  O modelo contará com o i-cockpit digital nas versões mais caras, e deverá ter mostradores analógicos nas configurações de entrada, assim como acontece no 208 por aqui. A central multimídia tem dez polegadas nas versões topo de linha e sete nas mais básicas.

Desenho interior é o mesmo do E-2008 vendido no Brasil, mas pode mudar em alguns pontos
Reprodução/Peugeot
Desenho interior é o mesmo do E-2008 vendido no Brasil, mas pode mudar em alguns pontos

A versão elétrica, E-2008 , ficará mais potente e sairá dos 136 cv para alcançar 158 cv . E a bateria agora tem 54 kWh de capacidade (anteriormente era de 50 kWh). Segundo a Peugeot, a autonomia no ciclo WLTP aumentou de 345 km para 406 km .

Em relação à motorização, a versão europeia oferece motores 1.2 turbo e 1.5 turbodiesel, que nunca foram disponibilizados por aqui. O mais lógico é que a versão sul-americana ofereça os motores turbinados de origem Fiat , parceira do grupo Stellantis

Lanternas traseiras ganham novo desenho, para-choque seguirá o mesmo
Reprodução/Peugeot
Lanternas traseiras ganham novo desenho, para-choque seguirá o mesmo

O motor 1.0 entrega 130/125 cv no etanol e na gasolina, com 20,4 kgfm de torque, independente do combustível. Há também o 1.3 turbo , que aumenta a potência para 185/180 cv (etanol/gasolina) com torque de 27,5 kgfm. 

Caso a marca opte por um propulsor mais conservador, há também o 1.6 16v de origem Peugeot / Citroën , um velho conhecido que entrega 120/113 cv no etanol/gasolina e 15,7/15,4 kgfm de torque, entretanto, a tendência é que esse propulsor deixe de ser oferecido em novos produtos das marcas francesas. O câmbio deverá ser sempre automático , mas do tipo CVT quando acoplado ao propulsor Fiat.

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