O Volkswagen Polo desembarcou em 2017 na cor Amarelo Kurkuma, mas nunca foi oferecido com essa pintura
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O Volkswagen Polo desembarcou em 2017 na cor Amarelo Kurkuma, mas nunca foi oferecido com essa pintura

Muitas pessoas pensam muito na hora de escolher a cor de um carro novo , seja por questão estética , trabalho para cuidar da pintura, custo de aquisição ou até mesmo pela revenda futura . Uma pesquisa realizada pelo site de comércio de carros iseecars.com  nos Estados Unidos, concluiu que a depreciação média de um automóvel no país é de 22,5%, mas quando o carro é amarelo , a depreciação é de apenas 13,5% .

O estudo comparou 1,3 milhão de veículos usados com três anos de fabricação para determinar o impacto que as cores podem causar nos preços de revenda. As cores que menos desvalorizaram , após o amarelo, foram: Bege (17,8%), Laranja (18,4), Verde (19,2) e Vermelho (20,6%). 

As cores Prata e Preto desvalorizam acima da média (23,2% e 23,9%, respectivamente), mas as piores cores para se comprar um carro , segundo o estudo, são Marrom e Dourado , desvalorizando 24% e 25,9% em três anos. Em média, um carro dourado pode fazer o proprietário perder US$ 11.549 .

Audi A3 é um dos poucos veículos oferecidos no Brasil na cor amarela
Divulgação - Audi
Audi A3 é um dos poucos veículos oferecidos no Brasil na cor amarela

Os carros amarelos foram os que menos desvalorizaram no segmento de SUVs , conversíveis e cupês , mas ficou perto da média de desvalorização no segmento dos sedãs. Isso pode ser explicado pelo fato de que compradores desses veículos não se importarem muito em chamar atenção, em alguns casos, até querem isso. Esportivos como Ferraris , Lamborghinis e Porsche são até anunciados na cor amarela, e isso pode fazer efeito.

Segundo o analista da I see cars , Karl Brauer, essa valorização da cor amarela acontece justamente porque poucos compradores a escolhem na hora de configurar um veículo zero km : “Apesar de muitas pessoas não desejarem um carro amarelo, há um público para essa cor que deseja que esses carros existam, por isso, eles performam bem no mercado de usados. O mesmo acontece com laranja e verde, cores que não são as mais populares em termos de volume, mas há uma demanda para elas”, explica.

Ford EcoSport Storm foi um dos raros carros no Brasil com a cor marrom
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Ford EcoSport Storm foi um dos raros carros no Brasil com a cor marrom

No segmento de sedãs , a cor que menos desvaloriza é justamente o marrom , que apesar de incomum e ser uma das que mais desvalorizam no geral, faz sucesso entre os compradores desse segmento. 

O analista ainda explica o porquê do marrom ser popular nesse segmento: “Marrom é uma cor de pouco impacto, e assim como o amarelo, não possui uma grande demanda, e há menos sedãs marrom no mercado, do que pessoas que querem comprar um”, concluiu.

Só não sabemos ainda como o conservador mercado brasileiro se comporta neste aspecto. Por aqui, tivemos carros como o Volkswagen up e Fiat Stilo vendidos com essa tonalidade, por exemplo. 

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