As empresas de tecnologia estão cada vez mais presentes na indústria automotiva, principalmente criando interfaces digitais para central multimídia, por exemplo. A Huawei é uma dessas empresas, que pretende rivalizar com a Google no fornecimento de sistemas operacionais para centrais multimídia e outras funções do veículo . Seu mais recente projeto é um volante que permite a utilização de comandos por gestos no aro.
O uso do volante para controlar o carro seguirá da forma tradicional, entretanto, os gestos poderão trocar de música, aumentar ou diminuir volume, ou ativar o assistente virtual, nos veículos equipados com a tecnologia.
O sistema permite um volante com desenho mais limpo, eliminando diversos botões, que poderiam ser utilizados para outras funções. Geralmente, os carros contam com os comandos de rádio de um lado do volante e do outro lado funções exibidas no painel de instrumentos ou comandos do piloto automático.
Apesar da ideia estar sendo patenteada, não deve ser utilizada imediatamente em algum lançamento. A Huawei é responsável pelo sistema operacional utilizado no Aito M5 , uma espécie de Seres SF5 rebatizado, mas já assinou acordos com a Chery para trabalhar no desenvolvimento de tecnologias.
Vale lembrar que no sistema operacional da Huawei , o HarmonyOS todos os aplicativos são desenvolvidos pela companhia chinesa, que não pode utilizar programas desenvolvidos pelo Google , por exemplo. A Huawei enfrenta acusações de espionagem para o governo chinês , e por isso, diversos países evitam a utilização de produtos da marca.