Uma Ferrari nunca será barata, mas, ainda assim, não deixa de ser assustador o fato de alguém ter pagado US$ 1,9 milhão em um modelo totalmente destruído - em que pese o fato de não ser um carro qualquer. Equivalente a R$ 9,4 milhões, o valor é quase justificado por se tratar de uma raríssima Ferrari 500 Mondial Spider 1954, edição de competição que teve apenas 13 unidades produzidas.
O esportivo fazia parte de um lote de Ferraris que foi destruído quando o lugar onde elas repousavam foi demolido por um furacão - leia mais sobre a história neste link . O incidente ocorreu em 2004, mas demorou para todas serem vendidas.
Os carros foram leiloados na Semana do Automóvel de Monterey, evento realizado em Pebble Beach, Califórnia. É o maior encontro de automóveis clássicos e de luxo do mundo. A casa de leilões RM Sotheby's esperava receber mais de R$ 25 milhões pelos esportivos no evento. O valor previsto da Ferrari destruída era de 1,6 milhão de dólares, cerca de R$ 7,9 milhões. Acabou que foi vendida por mais.
Conhecida pelo número de chassi 0406 MD, a Mondial Spider 500 em questão foi desenhada pela casa Pininfarina - outras foram feitas pela encarroçadora Scaglietti. Por ser da Série 1, tem características ainda mais raras, exemplos dos faróis cobertos. Além disso, vem acompanhada do motor e câmbio originais, elementos que não estão em bom estado, mas que valorizam o conjunto.
Embora muitas Ferraris da época utilizassem motor V12, o propulsor dela é um 2.0 de quatro cilindros e 170 cv. Parece pouco, no entanto, temos que lembrar que se trata de uma pequena barchetta, nome que os italianos dão aos conversíveis pequenos, modelos que lembram barquinhos - daí o apelido.
O peso de 720 kg é 59 kg inferior ao de um Renault Kwid Zen, a versão mais leve e menos equipada, o que garantiu um desempenho e tanto nos circuitos repletos de curvinhas, deixando para as Ferraris V12 o papel de competir em pistas de grandes retas.
Segundo a casa RM Sotheby's, a 500 Mondial foi pilotada por Franco Cortese, lenda das pistas que garantiu o segundo lugar em sua classe na corrida Coppa della Toscana, realizada em 1954, entre outras competições. Em 1958, o carro foi importado para os Estados Unidos, porém, foi destruído pelo fogo na década de 60 após um acidente.
Após isso, foi guardada por Walter Medlin, famoso colecionador de Ferraris que a manteve guardada por 45 anos. É uma longa espera, mas essa 500 Mondial vai voltar ao que era: uma lenda.