Honda CB600F Hornet primeira geração foi lançada na Europa ainda em 1998
Divulgação/Honda
Honda CB600F Hornet primeira geração foi lançada na Europa ainda em 1998

A primeira aparição de uma motocicleta com o nome Hornet aconteceu em 1996, quando a Honda lançou a CB250 Hornet , de produção exclusiva para o mercado japonês. Seu sucesso foi tão grande, que a Honda decidiu produzir mais duas Hornet: com motores de 600 e 900cc .

No fim de 2004, a Hornet fez sua primeira aparição no Brasil. Oficialmente chamada de CB600F , a naked pode ser considerada uma motocicleta histórica , já que até hoje ainda é bem querida pelos amantes das duas rodas.

A naked trazia o motor da superesportiva CBR 600F , um pouco mais civilizado, mas não deixava a desejar. Os 96,5 cv de potência máxima eram suficientes para superar os 200 km/h e o escapamento 4x1 , com a ponteira cromada em posição elevada, marcaram época. O design também se destacava por conta do ângulo do assento , principalmente da posição elevada para o garupa.

A facilidade de pilotagem da Hornet sempre foi elogiada. Apesar de muito potente, a moto sempre foi considerada “na mão” e uma ótima opção para trafegar na cidade ou em estradas. 

Um de seus trunfos era o quadro de alumínio , que ajudava a fazer a Hornet ser mais leve que as rivais de época, e, consequentemente, ter melhor desempenho e ser mais “dócil”. Além de mais leve que suas concorrentes - a Suzuki Bandit 650F é um bom exemplo -, a Hornet era a mais potente da categoria e tinha preço um pouco acima das rivais .

Segunda geração da Hornet trazia visual mais agressivo, digno de uma moto streetfighter
Divulgação
Segunda geração da Hornet trazia visual mais agressivo, digno de uma moto streetfighter

Com apenas quatro anos de mercado, a Honda introduziu a segunda geração da Hornet no mercado brasileiro. O visual era completamente novo e deixava o farol redondo para trás, ficando com mais estilo de streetfighter e o escape posicionado mais abaixo.

As melhorias também foram ciclísticas e mecânicas. O chassi continuava sendo de alumínio e ficou 5 kg mais leve . O motor trocou os carburadores pela injeção eletrônica e alcançava 105 cv de potência . Por sua vez, a suspensão ganhou garfos invertidos , o que a diferenciou ainda mais das rivais.

As linhas mais agressivas se mostraram um sucesso e a Hornet seguia superando suas rivais nas vendas, sendo cada vez mais amada pelos motociclistas.

Terceira geração da CB 600F Hornet já contava com painel de instrumentos digital
Divulgação
Terceira geração da CB 600F Hornet já contava com painel de instrumentos digital

A terceira geração da Hornet chegou em 2011, mas, dessa vez, a Honda apostou no clássico “em time que está ganhando não se mexe”, pelo menos na mecânica.  As mudanças para a última geração da Hornet por aqui se resumiram a detalhes da carenagem, uma nova rabeta com iluminação em LED e novo desenho dianteiro. O farol continuou com formato similar, mas a parte frontal precisou ser retrabalhada , já que o painel de instrumentos passou a ser digital.

Segundo a Honda, nos 10 anos de comercialização e fabricação no Brasil , foram vendidos 47.832 exemplares da Hornet . Até hoje, entusiastas da marca adoram a moto, o que faz com que seu valor esteja elevado no mercado de usadas e a alce ao status de neo-colecionável .

Entretanto, nem tudo são flores. Por conta do desempenho digno de esportivas maiores, as chamadas de streetfighter, a Hornet sempre foi muito visada por ladrões , seja para ser furtada ou utilizada em roubos.

A Hornet ainda existe, mas longe do Brasil. O nome também é muito famoso na Europa e existe até hoje. Por lá, o motor é um bicilíndrico de 755 cc de 91 cv e 7,85 kgfm de torque, com preço de 7.950 Euros (R$ 41.677).

Quarta geração da Honda Hornet é vendida na Europa e ja está registrada no Brasil, mas sem previsão de venda por aqui
Divulgação/Honda
Quarta geração da Honda Hornet é vendida na Europa e ja está registrada no Brasil, mas sem previsão de venda por aqui

No velho continente, a Hornet é mais acessível que a CB 650R Neo Sports Café , que custa R$ 51.100 e traz motor quatro cilindros de 88,4 cv e torque de 6,13 kgfm , mas nunca atingiu o mesmo patamar da Hornet em termos de vendas.

Por aqui, não tivemos nenhuma sucessora oficial da CB 600F Hornet . O estilo Naked da Hornet está presente na atual geração da  CB 300F Twister e na CB 500F , mas a potência não chega nem perto dos 101 cv da lenda dos anos 2000 .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!