A Honda anunciou oficialmente seu scooter elétrica Motocompacto , inspirada pela Motocompo da década de 80. A novidade se destaca pelo design e versatilidade , já que pode ser armazenada no porta-malas de um carro . O scooter chegará aos Estados Unidos em novembro, por 995 dólares (R$ 4.820 na cotação atual)
Segundo a Honda, a ideia da Motocompacto é ser uma alternativa de mobilidade urbana de zero emissões, mas sem deixar de ser divertida. Potência e alcance não são o forte da pequena motocicleta, que se destaca mais pela versatilidade.
São apenas 19 km (12 milhas) de alcance máximo e a velocidade não passa dos 24 km/h (15 mph). Uma recarga completa leva 3,5 horas em uma tomada comum de 110 volts . As baterias possuem apenas 6.8 Ah de capacidade e o motor elétrico gera 490W de potência e 1,83 kgfm de torque .
O que mais chama a atenção na Motocompacto é o tamanho . São 96 cm de comprimento, 88,9 cm de altura, 43,6 cm de largura e 74,1 cm de entre-eixos em configuração de rodagem. Entretanto, quando “ dobrada ”, a scooter mede 74,1 cm de comprimento, 53,6 cm de largura e 9,38 cm de altura
A compacta scooter oferece banco acolchoado, manoplas, apoio para os pés, espaço para guardar objetos e velocímetro digital . Além disso, através de um aplicativo, quem pilotar a Motocompacto poderá definir os modos de condução, por exemplo, através de um aplicativo, conectado à motocicleta via Bluetooth .
Segundo a Honda, o scooter contará com uma linha própria de acessórios, incluindo adesivos, mochilas, capacetes e outros itens para que cada unidade seja única.
O nome e a ideiafazem menção à Motocompo , scooter ultra compacta que a Honda fabricou durante 1981 e 1983, sendo anunciada junto com o Honda City , então lançamento da marca japonesa. O argumento é que a scooter dobrável coubesse dentro do porta-malas do hatchback. O City foi um sucesso das vendas, tanto que sobrevive até hoje na gama da marca, mas a Motocompo contou apenas com 53 mil unidades fabricadas .