Pneus desgastados representam risco à segurança dos ocupantes do carro e demais usuários das rodovias
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Pneus desgastados representam risco à segurança dos ocupantes do carro e demais usuários das rodovias

Proprietários de automóveis sabem que nem sempre os quatro pneus apresentam desgaste similare , portanto, há momentos em que alguns pneus precisam ser trocados, enquanto outros apresentam boa margem de uso. Em situações como essa, o ideal é priorizar novos pneus no eixo dianteiro ou traseiro? Conversamos com Rafael Astolfi , gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas para entender o recomendado.

De acordo com o especialista, o desgaste dos pneus pode acontecer de forma diferente nas quatro rodas por problemas na geometria de suspensão do veículo, uso de medidas diferentes em cada eixo , falta de manutenção, ou até mesmo o estilo de direção do condutor .

Segundo Astolfi, o proprietário deve optar sempre pela troca dos quatro pneus de uma vez só , entretanto, pneus são caros, e adquirir um jogo completo pode acabar pesando no orçamento do proprietário do veículo , com a troca completa se tornando inviável. Nesse caso, a recomendação é usar os novos compostos sempre no eixo traseiro .

“Ao optar por trocar apenas dois pneus, eles sempre devem ser montados no eixo traseiro, responsável pela estabilidade. Pneus gastos na traseira oferecem menor tração e resistência à aquaplanagem. Isso pode resultar em perda de aderência em pista molhada, fazendo o veículo sambar de um lado para o outro sem controle.” Explica o especialista.

Apesar da maioria dos carros vendidos no Brasil tracionarem somente as rodas dianteiras , o ideal é sempre utilizar novos pneus nas rodas de trás do automóvel . Em situações de frenagem, o peso do veículo é deslocado para a frente, e então, a traseira, por ser mais leve, fica mais “solta”, podendo perder tração, que seria garantida justamente por pneus mais novos.

Portanto, na hora de trocar os pneus , se um par ainda estiver em boas condições de rodagem, ou seja, o desgaste ainda não tiver alcançado as marcações do TWI , o condutor deve usar esse par no eixo dianteiro e adquirir novos pneus para o eixo traseiro, utilizando sempre as medidas recomendadas pelo fabricante, disponíveis no manual do proprietário.

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