A Volvo apresentou oficialmente sua minivan exclusiva para o mercado chinês, batizada de EM90. Com um design que guarda semelhanças de outra minivan de luxo, a Geely Zeekr 009 , mas incorporando características da Volvo, a EM90 conta com propulsão elétrica e será inicialmente comercializada no mercado chinês. Entretanto, há planos de sua possível estreia na Europa e nos Estados Unidos no próximo ano.
A Volvo é conhecida por sua produção de veículos de grande porte, e surpreende ao lançar uma minivan, algo que não é visto desde 1969 com a Dueet . Por outro lado, o mercado chinês é famoso com os segmentos de minivan. A minivan executiva da Volvo teve suas primeiras imagens "vazadas" em outubro.
Seu design moderno é bem semelhante ao da Zeekr 009. A dianteira arremete modelos modernos da montadora sueca com faróis finos denominados ‘’Martelo de Thor’’ e a traseira com identidade de lanternas da Volvo em ‘’T’’ na vertical. A visão também será favorecida pelos amplos vidros que acoplam o modelo.
O EM90 terá as mesmas medidas da minivan da Zeekr, afinal, compartilham a mesma plataforma. São 5,21 m de largura, 2,02 m de comprimento, 3,21 de entre-eixos e 1,86 m de altura.
O interior luxuoso e requintado é amplamente espaçoso para seis pessoas. O veículo possui três fileiras de assentos, onde a segunda apresenta poltronas reclináveis e giratórias, que oferece massagens, além de uma tela de 15,6 polegadas que se posiciona no meio dos ocupantes e pode ser utilizada para videoconferências, entretenimento, entre outros. A minivan também oferece comando de voz e portas com acionamento elétrico.
Na parte da frente, O EM90 é equipado com uma tela horizontal de 15,4 polegadas , onde é possível mexer nas configurações do veículo, espelhamento do celular, entre outras funções.
A motorização será o que estamos vendo nos novos modelos da Volvo - um motor elétrico traseiro. As baterias possuem 116 kWh de capacidade e fornecem energia para o motor de 268 cv de potência e 34,8 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h é de 8,3 segundos. E por fim, de acordo com a Volvo, o modelo tem autonomia de 738 km no ciclo chinês e consegue recuperar de 10% a 80% de bateria em 30 minutos.
A minivan já está disponível para encomendas na China por 818.000 yuans, equivalente a R$ 560.000 , e com entregas previstas no primeiro trimestre de 2024.