A presença de SUVs nas ruas é inegável. Essa carroceria já é bem popular no país há algum tempo. Em setembro, segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os SUVs representaram 45% dos emplacamentos entre Janeiro e Outubro . O mais recente levantamento da Webmotors mostra que 54% dos consumidores que planejam comprar um carro zero km, busca pelos SUVs .
Segundo a pesquisa, 74% das pessoas ouvidas, que compraram um carro usado recentemente, entendem que o automóvel é uma necessidade em sua rotina
. Por outro lado, 56% dos entrevistados que adquiriram um carro zero quilômetro nos últimos meses, optaram por esses carros considerando a comodidade, segurança, autonomia e liberdade.
A pesquisa realizada pelo Webmotors Autoinsights buscou entender as preferências dos consumidores com os automóveis. Segundo as pessoas entrevistadas, o principal fator levado em consideração no momento de adquirir um veículo novo é o preço acessível. Na sequência aparecem conforto e baixo consumo de combustível.
Obtendo o recorte somente os clientes que realizaram a compra de um automóvel zero km recentemente (21%), o conforto foi o principal item levado em consideração antes de realizar a compra, seguido do preço e da tecnologia embarcada.
Entre os participantes que já possuem um carro, 36% são donos de um hatch e 48% desejam trocar seus carros por um SUV . Desses 48%, 54% buscam um carro zero km .
79% dos entrevistados já possui um automóvel na garagem, sendo que 70% dos entrevistados adquiriram o veículo já usado.
A pesquisa também buscou entender o tempo que os usuários da Webmotors pretendem realizar a troca do veículo. Para 46% dos entrevistados, o intervalo de tempo para trocar de carro será de até um ano, sendo que as principais motivações foram: Necessidade de outro automóvel (38%) e comodidade (19%). Curiosamente, o terceiro motivo mais destacado foi “realização de um sonho”, respondido por 15% das pessoas.
“A facilidade no pagamento e o valor de revenda são outros pontos considerados pelo consumidor quando o assunto é definir a escolha de um carro”, afirma a CMO da Webmotors, Natalia Spigai. “Os dados da pesquisa apresentam um cenário em que boas oportunidades de negociação e facilidades no financiamento ajudam a tornar a jornada de compra mais descomplicada.”
O levantamento foi realizado com cerca de 2 mil usuários da plataforma - a maioria homens (92%) com idade entre 46 a 55 anos (29%).