Versão de sete lugares desembarca apenas no ano que vem
Foto - Luiz Forelli Santana
Versão de sete lugares desembarca apenas no ano que vem

A Citroën revelou o aguardado C3 Aircross em todas suas redes na última quarta-feira (29). O evento de lançamento ocorreu na Praia do Forte, na Bahia. Com um investimento de 2,5 bilhões de reais até 2025 , a marca busca destacar o Aircross como um dos principais produtos em um segmento competitivo: SUVs compactos. Por isso, a Citroën tenta ganhar destaque na América Latina e planeja ter o Aircross como um dos seus principais modelos à venda. 

Tivemos a oportunidade de testar o veículo em um breve percurso de estrada, onde pudemos explorar sua suspensão suave, mesma característica apresentada pelo C3 hatch, e testar o motor 1.0 turbo da Stellantis, o primeiro três cilindros turbo em um veículo Citroën no país.

A marca coloca o SUV de cinco lugares para concorrer com Hyundai Creta, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker
Foto - Luiz Forelli Santana
A marca coloca o SUV de cinco lugares para concorrer com Hyundai Creta, Nissan Kicks e Chevrolet Tracker


Realizamos um percurso de aproximadamente 100 km, com duração de uma hora e meia, por estradas do litoral baiano, o que nos permitiu experimentar tanto o conforto do veículo quanto o desempenho do motor.

Ao iniciar, logo percebi a suavidade da suspensão, que, embora seja a mesma do C3, passou por diversas calibrações e ajustes geométricos para proporcionar uma rodagem ainda mais confortável. Construída sobre a plataforma  CMP da Stellantis , o Aircross respondeu eficazmente aos buracos e às irregularidades do percurso, devido também aos ajustes de molas e amortecedores que ficaram mais rígidos. A experiência na cabine foi isenta de vibrações ou ruídos, o que proporcionou uma sensação elevada do solo e extremamente confortável. As rodas aro 16 polegadas lidaram de maneira competente com buracos, paralelepípedos e demais obstáculos . Um conforto que minimiza a percepção dos eventos externos durante a condução.

Interior é composto por plásticos duros e bancos em couro na versão Shine
Foto - Luiz Forelli Santana
Interior é composto por plásticos duros e bancos em couro na versão Shine

Entretanto, o ponto de desconforto no interior da cabine é o acabamento pobre , composto apenas por plástico duro . Com exceção dos bancos, não há superfícies suaves ou revestidas em tecido, inclusive no apoio para o cotovelo nas portas. Neste aspecto, um veículo desta faixa de preço (R$ 109.990 até R$ 129.990) talvez decepcione alguns clientes. O acabamento interno dos materiais assemelha-se ao de um C3 Live , o modelo de entrada da Citroën, que tem o preço de R$ 72.990. O SUV merecia um refinamento maior no conforto da cabine. Além disso, o volante conta apenas com ajuste de altura, limitando a personalização do conforto para o condutor.

O C3 Aircross é o primeiro e único Citroën a receber um motor 1.0 turbo da Stellantis
Foto - Luiz Forelli Santana
O C3 Aircross é o primeiro e único Citroën a receber um motor 1.0 turbo da Stellantis

Ao sairmos do trânsito e das irregularidades do distrito da Praia do Forte, ingressamos na rodovia BA-099, cujo asfalto é bem conservado. Nesse trecho, ao acelerar para ganhar velocidade, fui surpreendido pela resposta ágil do câmbio CVT , capaz de simular até sete marchas. Sua resposta instantânea facilita ultrapassagens e acelerações. O motor é o ''velho'' conhecido de  modelos como os Fiat Pulse , Fastback , e Strada , além do Peugeot 208 , mas é inédito na gama da Citroën , já que o Aircross é o primeiro a estreá-lo. Ele entrega 125 cv de potência com gasolina e 130 cv com etanol, ambos a 5.750 rpm .

A propulsão demonstrou agilidade em respostas para um veículo de 1.266 kg . Nos meus testes, o desempenho no 0 a 100 km/h representou exatamente ao divulgado pela Citroën - 10,1 segundos com gasolina , mas no modo ‘’Sport’’. O modo normal fez em 10,3 segundos. Um piscar de olhos. O torque divulgado é de 20,4 kgfm independente do combustível. 

O novo painel de instrumentos digital de 7 polegadas  apresenta as informações necessárias. Embora seja agradável, fornece informações essenciais de maneira intuitiva, sem deslumbrar. Exibe dados como viagem, consumo, autonomia, velocidade, temperatura do óleo, temperatura externa e velocímetro. Destaque para o símbolo de uma planta na parte superior esquerda, indicando se o veículo está consumindo mais ou menos. Uma função parecida que já é presenciado nos modelos da Honda. Já a tela central de 10 ''  é o destaque da cabine e conta com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Quanto ao consumo, destaco o desempenho positivo do veículo na estrada. Durante todo o trajeto, mesclando um pouco de cidade e principalmente estrada, alcançamos a marca de 12.7 km/l. Já no circuito exclusivo na estrada, o consumo chegou a ótimos 15.3 km/l. Vale ressaltar que esses resultados foram obtidos utilizando gasolina , com apenas uma pessoa e o ar-condicionado ligado. A marca relata que o Aircross consegue fazer com gasolina 10,6 km/l na cidade e 12.0 km/l na estrada . Já no etanol, o SUV pode fazer 7,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. 

A dianteira permanece com a identidade visual da marca
Foto - Luiz Forelli Santana
A dianteira permanece com a identidade visual da marca

Na fita métrica, o C3 Aircross se diferencia bastante do C3. Podemos dizer que é um ‘’C3 bombado’’, já que apenas os faróis dianteiros e o capô são os mesmos. Ele cresceu consideravelmente para ser o único SUV compacto que possui sete lugares no mercado.

É chamado de SUV, porque a altura em relação ao solo é de 20 cm. O comprimento é de 4.32 m, largura de 1.72 m (sem espelhos), altura de 1.64 m (sem barras do teto) e entre-eixos de 2.67. Os ângulos de entrada e saída são 23,3° e 32° respectivamente. Esses ângulos refletiram-se bem na hora de passar em valetas e lombadas - em nenhum momento o veículo raspou. 

O espaço interno é bem agradável no banco traseiro, especialmente na configuração de cinco lugares, que apresenta 10 cm a mais entre a primeira e segunda fileira , em comparação com a opção de sete lugares. Uma pessoa de 1,87m de altura, como eu, mesmo com o banco ajustado todo para trás, ainda sobra um espaço de aproximadamente um dedo entre o meu joelho e o banco da frente. O teto elevado na parte traseira é um ponto positivo, evitando qualquer desconforto com a cabeça raspando no teto. No entanto, o túnel central é um pouco elevado.

Já na terceira fileira, duas crianças podem ir confortavelmente. Os difusores traseiros de ar-condicionado não me incomodaram. Senti bastante eficácia, principalmente que vai na terceira fileira. No total, são quatro zonas de ventilação e quatro velocidades de vento, sendo um sistema independente da climatização dianteira.. 

Ar-condicionado traseiro foi uma ótima sacada da Citroën, já que a velocidade do vento [é distinta para quem senta na frente
Foto - Luiz Forelli Santana
Ar-condicionado traseiro foi uma ótima sacada da Citroën, já que a velocidade do vento [é distinta para quem senta na frente

Na parte traseira, um ponto que me incomodou foram os botões para abrir os vidros. Localizados na parte inferior do console central, como ao C3. Poderiam ter adotado a disposição padrão nas portas. Além disso, a ausência de revestimento em tecido na frente reflete-se ainda mais na parte traseira, onde o acabamento é em plástico duro.

C3 Aircross é o único SUV compacto com sete lugares disponível no mercado brasileiro
Foto - Luiz Forelli Santana
C3 Aircross é o único SUV compacto com sete lugares disponível no mercado brasileiro

O porta-malas, com seus 493 litros , mostra-se bastante espaçoso. No entanto, se você optar pela configuração de sete lugares, a capacidade será limitada, comportando apenas uma maleta de computador. O divulgado é o veículo possui 40 litros de capacidade com a terceira fileira. A operação para remover os bancos da terceira fileira é simples, feita através de um botão que puxa para deitar o banco e uma alça localizada na parte inferior do banco para retirar. Ao retirar os bancos, que pesam cerca de 8 kg, segundo a Citroën, o espaço aumenta para os 493 litros, mas os engates de ferro expostos podem ser inconvenientes, podendo arranhar malas ou interferir no transporte de carga. Faltou um tapete para proteção do porta-malas.

Confira a tabela de preços para a linha 2024 do Novo C3 Aircross :

Citroën Aircross Feel Turbo 200 AT: R$ 109.990*
Citroën Aircross Feel Pack Turbo 200 AT: R$ 119.990
Citroën Aircross Shine Turbo 200 AT: R$ 129.990

*Preço apenas para vendas on-line

Ao comprar as três versões disponíveis, o consumidor recebe as três primeiras revisões grátis.

Vale ressaltar que o C3 Aircross será oferecido inicialmente somente nas versões de cinco lugares, com as opções de sete lugares chegando às lojas no primeiro trimestre de 2024.

Ficha Técnica Citroen C3 Aircross:

Motor: Dianteiro longitudinal, 1.0 , três cilindros em V, 12 válvulas, injeção direta, gasolina e álcool, 125 cv/130 cv a 5.750 rpm e 20,4 kgfm de torque a 1.700 rpm

Câmbio: CVT de sete marchas, 

Direção: elétrica progressiva
Suspensão dianteira: Independente McPherson

Suspensão traseira: Eixo de torção

Freios: discos na dianteira e traseira a tambor com sistema ABS Pneus: Bridgestone Dueler 1 - 215/60 R17
Peso: 1.266 kg
Dimensões : 4,32 m de comprimento; 1,72 m de largura (sem espelhos); 1,66 m de altura; 2,67 m de distância entre-eixos; porta-malas de 493 litros com cinco lugares e sete lugares posicionados com 50 litros; tanque de 47 litros
Aceleração 0-100 km/h: 10,1 segundos
Velocidade Máxima: 191 km/h 


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