Borracharias e autocenters oferecem pneus remold como opção acessível, mas vale a pena?
Reprodução
Borracharias e autocenters oferecem pneus remold como opção acessível, mas vale a pena?

É bastante comum passar por algumas borracharias e encontrar anúncios de pneus remold , geralmente ofertados a preços bem acessíveis , o que pode parecer tentador para quem está com o orçamento apertado. Mas esses pneus são seguros? Quais as diferenças para um pneu mais caro?

Para responder essas perguntas e entender o que são esses pneus, conversamos com Rafael Astolfi , gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

O que é um pneu remold?

Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), pneu remold , ou remoldado , é aquele que teve sua banda de rodagem, ombros e seus flancos substituídos. Nesse processo, a carcaça do pneu é mantida.

Esses pneus podem ser utilizados, desde que possuam o selo do Inmetro comprovando que foram aferidos pelo instituto.

Segundo Rafael Astolfi, o uso de pneus remold não é recomendado pela  Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos ( ANIP ), já que não existe um controle sobre a identificação da carcaça do pneu remoldado.

O especialista explica que a carcaça de um pneu para carros de passeio é produzida com tecidos têxteis naturais ou sintéticos, e por isso possuem uma vida útil reduzida em comparação aos de caminhões, que são feitos com estruturas reforçadas. 

“Os requisitos normativos em vigor não demandam a identificação da carcaça de origem do pneu remoldado, deixando o consumidor suscetível a misturar carcaças diferentes - com comportamentos dinâmicos diferentes - em um mesmo eixo, gerando desequilíbrio no veículo”, explica.

Pneus de caminhão são produzidos para suportar peso elevado, e possuem estrutura reforçada
Reprodução
Pneus de caminhão são produzidos para suportar peso elevado, e possuem estrutura reforçada

A retirada da borracha velha e a aplicação da nova, pode acabar gerando, ou ocultando, algum dano nas lonas de corpo, cintas estabilizadoras e capplies, que podem se propagar de forma abrupta sob as altas velocidades às quais os pneus de veículos leves podem ser submetidos.

Além disso, de acordo com o especialista, não é possível especificar quantas vezes um pneu remold já passou por esse processo , ou então quanto tempo de uso e quilometragem essa carcaça possui, o que pode aumentar os riscos.

Então, existe algum benefício de usar pneus remold?

A única “vantagem” de utilizar esses pneus são os custos mais baixos para adquiri-los em comparação com pneus novos e de marcas tradicionais. Em média, os pneus remold podem ser 50% mais baratos que um pneu completamente novo.

Porém, a vida útil dos pneu remold pode ser entre 30 a 50% menor do que um pneu novo , além dos riscos já explicados anteriormente.

Além de risco à segurança, risco de multa pode fazer o uso dos pneus remold não compensar
Divulgação
Além de risco à segurança, risco de multa pode fazer o uso dos pneus remold não compensar

Usar pneus remold pode ocasionar uma multa?

Se o condutor for flagrado utilizando pneus remold sem a identificação do Inmetro,  data da reforma e a marca da empresa que realizou o processo, estará dirigindo o veículo com equipamento obrigatório irregular , o que é uma infração grave , com multa de R$ 195,23, além de 5 pontos na habilitação .

E no caso de motocicletas?

Para motocicletas , a multa é a mesma, entretanto, o código de trânsito brasileiro determina que esse tipo de veículo não pode receber pneus remoldados por questões de segurança , uma vez que esses pneus são produzidos de forma mais simples e não suportariam o processo de reforma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!