Os assistentes virtuais nos carros são uma realidade cada vez mais presente nos últimos anos. Alguns sistemas permitem que os motoristas realizem comandos como ligar o ar-condicionado ou abrir as janelas de forma interativa.
Nos últimos dois anos, a evolução da Inteligência Artificial (IA) tem sido cada vez mais marcante. Montadoras como a Mercedes-Benz já oferecem seus carros com sistemas como o MBUX , um assistente virtual baseado em inteligência artificial. Agora, é a vez da Volkswagen anunciar a inclusão do Chat GPT como item de série em seus carros.
O anúncio ocorreu na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, nos Estados Unidos. A Volkswagen planeja implementar o chatbot no segundo trimestre em modelos como ID.3, ID.4 , ID.5 , ID.7 , novo Tiguan , novo Passat e novo Golf, mas primeiramente na Europa , já com uma avaliação para os Estados Unidos , enquanto no Brasil ainda é fora de realidade.
A nova tecnologia é fruto da parceria com a empresa de software Cerence , que oferece o Chat Pro , aproveitando fontes diversas, incluindo o ChatGPT . O recurso não exige configuração do motorista, bastando falar ''Hello IDA'' , que enviará os comandos para o Chat GPT.
A Volkswagen ainda assegura que a inteligência artificial não terá acesso aos dados do veículo, e as perguntas e respostas serão apagadas imediatamente para garantir a máxima proteção de dados.
A marca alemã já possui uma assistente virtual chamada IDA , e o novo sistema será integrado a ela para expandir suas capacidades. O assistente de voz é ativado com a saudação ou pressionando um botão no volante.
De acordo com a Volkswagen , o sistema será útil em várias situações durante uma viagem de carro, enriquecendo conversas, esclarecendo dúvidas, recebendo informações específicas do veículo, interagindo de maneira intuitiva, tudo sem a necessidade de usar as mãos. No entanto, caso o IDA não consiga responder a pergunta desejada, ela será automaticamente enviada para a IA responder.