Tecnologia será inserida apenas na Europa, por enquanto
Divulgação/Volkswagen
Tecnologia será inserida apenas na Europa, por enquanto

Os assistentes virtuais nos carros são uma realidade cada vez mais presente nos últimos anos. Alguns sistemas permitem que os motoristas realizem comandos como ligar o ar-condicionado ou abrir as janelas de forma interativa.

Nos últimos dois anos, a evolução da Inteligência Artificial (IA) tem sido cada vez mais marcante. Montadoras como a  Mercedes-Benz já oferecem seus carros com sistemas como o MBUX , um assistente virtual baseado em inteligência artificial. Agora, é a vez da  Volkswagen anunciar a inclusão do Chat GPT como item de série em seus carros.

O anúncio ocorreu na Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, nos Estados Unidos. A Volkswagen planeja implementar o chatbot no segundo trimestre em modelos como ID.3, ID.4 , ID.5 , ID.7 , novo Tiguan , novo Passat e novo Golf, mas primeiramente na Europa , já com uma avaliação para os Estados Unidos , enquanto no Brasil ainda é fora de realidade. 

A nova tecnologia é fruto da parceria com a empresa de software Cerence , que oferece o Chat Pro , aproveitando fontes diversas, incluindo o ChatGPT . O recurso não exige configuração do motorista, bastando falar ''Hello IDA'' , que enviará os comandos para o Chat GPT.

Nova reestilização do Volkswagen Golf ocorrerá em poucos dias, na Consumer Electronics Show em Las Vegas
Divulgação/Volkswagen
Nova reestilização do Volkswagen Golf ocorrerá em poucos dias, na Consumer Electronics Show em Las Vegas

A Volkswagen ainda assegura que a inteligência artificial não terá acesso aos dados do veículo, e as perguntas e respostas serão apagadas imediatamente para garantir a máxima proteção de dados.

A marca alemã já possui uma assistente virtual chamada IDA , e o novo sistema será integrado a ela para expandir suas capacidades. O assistente de voz é ativado com a saudação ou pressionando um botão no volante.

De acordo com a Volkswagen , o sistema será útil em várias situações durante uma viagem de carro, enriquecendo conversas, esclarecendo dúvidas, recebendo informações específicas do veículo, interagindo de maneira intuitiva, tudo sem a necessidade de usar as mãos. No entanto, caso o IDA não consiga responder a pergunta desejada, ela será automaticamente enviada para a IA responder.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!