A nova atualização visual do Hyundai Creta fará sua primeira aparição oficial no dia 16 de janeiro , na Índia. Entretanto, apesar de já soltar teasers mostrando alguns detalhes da novidade, a Hyundai não conseguiu impedir que imagens completas do SUV vazassem na internet.
O novo Creta será inspirado no Hyundai Palisade , o maior SUV oferecido pela marca sul-coreana. A grade passará a contar com elementos retangulares e os LEDs de iluminação ficarão acima da peça. Mais abaixo, ficarão os projetores dos faróis. O para-choque dianteiro ainda conta com um elemento plástico na cor prata.
O desenho traseiro também recebeu uma forte repaginada . Agora, o Creta conta com uma faixa preta com um elemento iluminado interligando as lanternas. Esse tipo de recurso já é visto em outros SUVs como Volkswagen Nivus e T-Cross . Chama a atenção o acabamento plástico na cor cinza (ou prateado) na base do para-choque.
Em um teaser revelado nas últimas semanas, a Hyundai mostrou um pouco da cabine do Novo Creta , e é lá onde estão mudanças muito interessantes. O painel dianteiro parece ter sido completamente redesenhado. O Creta será oferecido com duas telas de 10,25 polegadas , uma para a central multimídia e uma para o painel de instrumentos.
As saídas de ar-condicionado agora estão posicionadas ao centro do painel, abaixo da multimídia, em uma configuração mais comum nos demais carros do segmento. Os comandos do sistema de climatização serão físicos e a manopla de câmbio apresenta um novo desenho , mais moderno e mais condizente com os rivais de segmento.
A imprensa indiana afirma que o Creta será oferecido com ar-condicionado de duas zonas , teto solar panorâmico , sistema de som de 8 alto falantes assinado pela Bose , bancos dianteiros ventilados e com ajustes elétricos para o motorista, câmera 360º e monitor de ponto cego. Alguns desses equipamentos podem ficar de fora da versão brasileira.
Por falar em Brasil, ainda não há data para a chegada da reestilização do Creta. O mais provável é que o novo SUV chegue ao mercado em 2025 , já como linha 2026.
Na Índia, a novidade será oferecida com motores 1.5 aspirado de 115 cv ou 1.5 turbo de 160 cv , além de uma versão 100% elétrica, que vem sendo testada pela Hyundai há algum tempo. Por aqui, a motorização deverá ser o 1.0 turbo de 120 cv e 17,5 kgfm de torque nas versões mais simples.
A dúvida fica sobre o motor 2.0 aspirado de 166 cv , que deve sair de linha com as novas regras de emissões do Proconve L8, previstas para entrarem em vigor a partir de 2025, portanto, o novo Creta não deve contar com esse propulsor. Uma das alternativas para a Hyundai poderia ser fabricar localmente o 1.5 turbo utilizado pelo Creta na Índia, embora a nacionalização desse motor possa demorar algum tempo, além de demandar mais custos.