Quando se fala em James Bond e 007 o primeiro carro que vem à mente é um Aston Martin de cor prateada, mas no penúltimo filme da franquia, 007 Contra Spectre , um raríssimo Jaguar de cor laranja foi utilizado, e está sendo convertido para as ruas, e poderá ser vendido por cerca de 15 milhões de reais .
O modelo em questão trata-se de um Jaguar C-X75 , revelado no Salão do Automóvel de Paris em 2010 e seria produzido pela fabricante britânica em parceria com a divisão de engenharia avançada da equipe Williams de Fórmula 1 .
A ideia era produzir 250 unidades entre 2013 e 2015 , ao custo de 800 mil a 1 milhão de libras por cada unidade . O motor que estava sendo desenvolvido seria um motor turbo “downsized” e com dois propulsores elétricos completando a potência , estimada em 790 cv no conceito.
Pelo menos duas unidades foram completamente fabricadas e utilizadas no filme. Pessoas envolvidas no processo de filmagem, afirmam que, considerando os carros usados como “dublê”, sete unidades foram fabricadas no total.
Segundo Gary Tolson, da Kaaimans International, que recentemente vendeu o chassi 001, revelou que o proprietário da unidade pediu a conversão do modelo para as ruas. Com isso, o preço da unidade escalaria para 2,5 milhões de libras , cerca de 15,6 milhões de reais no câmbio atual . Para efeito de comparação, esse preço pode ser três vezes o pedido pelos vendedores das unidades em leilões .
Das sete unidades fabricadas , estima-se que as duas unidades “completas” estão de posse da própria Jaguar, enquanto as demais unidades utilizadas nos filmes, em posse de colecionadores.
Segundo Tolson, o dono do C-X75 que pretende convertê-la para as ruas possui os chassis 007 e 001 , e que dois donos de outras unidades do modelo possuem ainda Aston Martin DB10 , os mesmos utilizados na cena em que James Bond foge do Jaguar, pilotado por Mr. Hinx.
Os modelos utilizados para as cenas de ação do filme, contam com o interior completamente diferente do conceito, e são equipados com um motor V8 a gasolina, o mesmo que equipa o Range Rover SVR . A suspensão é exclusivamente desenvolvida para essas unidades, e o chassi é baseado em modelos de rally .
A unidade convertida irá contar com novos tanques de combustível , novo sistema de escape (pois precisa obedecer as regras de emissão), novos vidros, interiores e sistemas eletrônicos aprimorados e mais modernos.
Curiosamente, o chassi 007 foi dirigido pelo brasileiro Felipe Massa antes do Grande Prêmio do México de Fórmula 1 em 2015 .
Apesar de não ter sido produzido, a fabricante afirma que parte do conhecimento adquirido durante os testes com o C-X75 foi utilizado no desenvolvimento do Jaguar F-Type e I-Pace .