O feriado de Carnaval está chegando, e para muitos, isso significa pegar a estrada e ir viajar . No entanto, é sempre importante que viajar de carro requer alguns cuidados para evitar imprevistos e multas, além de trazer seguranças para todos. Pensando nisso, fizemos uma lista de dicas essenciais para uma viagem tranquila e segura.
O recomendável, sempre, é levar o carro a um mecânico de confiança para uma revisão completa antes de cair na folia. Essa revisão deve incluir a verificação de fluidos , freios , pneus e outros componentes vitais do veículo. Se não tiver um mecânico de confiança, você mesmo pode realizar algumas verificações importantes:
Verifique o marcador de combustível: para evitar imprevistos na estrada, verifique o marcador - veja se está caindo muito rápido ou fora do normal, ou se está subindo o marcador com o carro em movimento. Caso esteja estranho, procure um mecânico. Na maioria das vezes, a boia de combustível é o problema. Além disso, isso pode causar inconvenientes e até resultar em infrações de trânsito. É importante sempre encher o tanque, não importa a quilometragem. Em situações de trânsito ou imprevistos, ter a segurança de um tanque cheio é essencial.
Ruídos? Se preocupe: além de realizar a manutenção antes da viagem, o condutor deve investigar sinais que indicam possíveis falhas no veículo. Irregularidades no desempenho, ruídos incomuns e a ativação de luzes de alerta no painel são sinais que requerem atenção especial, pois podem indicar um funcionamento inadequado.
Verifique o nível de óleo: é sempre importante garantir um bom desempenho do motor e prevenir danos verificando o nível de óleo do seu carro. Antes de iniciar a viagem, estacione o veículo em uma superfície plana, permita que o motor esfrie e, em seguida, verifique o nível de óleo utilizando a vareta. Na vareta, há um medidor com marcações, como um ponto vermelho, laranja, amarelo ou até duas linhas. Entre essas marcações, às vezes há uma área com linhas entrecruzadas. O ideal é que o nível de óleo esteja próximo à linha superior ou, no mínimo, acima da linha inferior.
Além disso, é importante verificar também o nível da água do radiador. Esses cuidados simples podem fazer toda a diferença na viagem.
Óleo sujo? Nunca: à medida que o óleo é utilizado, ou seja, à medida que o veículo percorre mais quilômetros com o mesmo lubrificante, sua cor tende a escurecer, sendo este um dos sinais para que o motorista esteja alerta. Quando o óleo é novo, ele apresenta uma coloração mais clara, indicando que não foi utilizado. Se o lubrificante estiver significativamente mais escuro, com uma coloração turva ou muito escura, isso é um indicativo de que uma troca é necessária.
Escolha o óleo certo para o seu motor: consulte sempre o manual do proprietário para conhecer a especificação de óleo recomendada para o seu carro. Além disso, esteja atento à viscosidade do óleo, a qual deve ser compatível com o clima da região onde o veículo será utilizado. Ao optar pelo óleo correto, você estará contribuindo para a saúde e a longevidade do motor do seu carro.
Observe a aceleração e a marcha do veículo: “quando o óleo está vencido, a lubrificação do motor e de suas peças é comprometida, afetando o desempenho da aceleração. Denilson Barbosa, gerente de qualidade da YPF Brasil, alerta sobre os cuidados . Além disso, a falta de lubrificação adequada no motor pode causar atrito e vibração, especialmente nas marchas mais lentas. “Se isso ocorrer, é recomendável procurar um estabelecimento autorizado para realizar a troca de óleo”, conclui.
Verifique o filtro de ar-condicionado: É crucial examinar o filtro de ar-condicionado regularmente, mesmo se não estiver planejando uma viagem, pois pode afetar a saúde dos ocupantes do veículo, especialmente em áreas urbanas. É recomendado verificar o estado do filtro a cada seis meses, mas em áreas metropolitanas, é aconselhável verificar com mais frequência.
Para localizar o filtro de ar-condicionado, consulte o manual do proprietário. Desmonte com cuidado para facilitar a remontagem. Se o filtro ainda estiver branco ou cinza, não é necessário substituí-lo. No entanto, se estiver escuro, é hora de providenciar uma substituição.
Luciana Félix , especialista em mecânica automotiva e gerente da Na Oficina, destaca a importância e os cuidados necessários com o filtro de ar e seu impacto no desempenho do motor.
“Sua função principal é garantir um fluxo contínuo de ar limpo para os cilindros do motor, garantindo a mistura ideal de ar e combustível para a combustão” , afirma Luciana. Segundo ela, a pureza do ar não apenas protege o motor contra sujeira e impurezas, mas também melhora a eficiência do processo de combustão.
"Um filtro de ar limpo e eficiente é essencial para o desempenho do motor, permitindo um fluxo de ar sem obstruções e resultando em uma combustão mais eficaz e maior potência", acrescenta Luciana.
Veja se os freios estão bons: o primeiro ponto a ser observado é o nível do fluido de freio, que deve ser verificado semanalmente e, se necessário, completado com fluido da mesma marca. Também é recomendado substituí-lo anualmente. Se ao pressionar o pedal do freio você ouvir barulhos, isso pode indicar pastilhas gastas e os discos podem estar sendo arranhados. É importante verificar o estado das pastilhas a cada 10 mil km, e as lonas devem ser trocadas entre 25 mil e 40 mil km. Durante esse período, os tambores também devem ser inspecionados. Evite frear bruscamente - escolha aplicar a pressão gradualmente e com antecedência.
Meça os pneus com uma moeda: os pneus também merecem atenção - além de calibrá-los, conforme as especificações que podem ser consultadas no manual do proprietário do veículo ou em adesivos colocados pelo fabricante em pontos da lataria, como a coluna central das portas ou a portinhola do tanque de combustível, é importante verificar suas condições.
Como fazer isso? Utilize uma moeda de R$ 1. Posicione a moeda entre os sulcos e, se a parte dourada não ficar visível, significa que o pneu ainda está em bom estado para uso. Por outro lado, se você conseguir ver a parte dourada da moeda, é hora de considerar a substituição.
O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabelece que “fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm”. Esses indicadores mencionados são os chamados TWI (Tread Wear Indicators), ou indicadores de desgaste de sulcos. São aquelas barras de borracha posicionadas entre os sulcos dos pneus.