O Volkswagen Up! , mesmo ausente do mercado desde 2021, continua sendo muito procurado no mercado de usados devido ao seu motor 1.0 aspirado e 1.0 TSI (turbo) , que oferecem um bom desempenho e economia. Isso se reflete nas vendas da OLX.
Segundo a plataforma, o modelo 2015 foi o mais vendido em 2023, representando 31% das comercializações. Em segundo lugar ficou a geração 2016 , com 19% das vendas, seguida pelo modelo 2018 , com 17% . Lembrando que a OLX avaliou os modelos desde sua fabricação, em 2014, até o fim de sua produção.
Mesmo estando fora de linha, o compacto permaneceu entre os 50 carros usados mais vendidos em 2023 . Para Flávio Passos , VP de Autos e Comercial do Grupo OLX, isso representa uma ótima oportunidade de negócio para quem deseja vendê-lo.
“Apesar de estar fora de linha, o UP! foi um dos 50 carros mais vendidos em 2023 por meio da plataforma, onde é possível encontrá-lo com bom custo-benefício. E o fato de ser um modelo que não é mais produzido, pode ser uma ótima oportunidade de negócio para quem deseja vendê-lo” , explica.
Em relação aos anúncios, os três primeiros lugares foram ocupados também pelos modelos fabricados em 2015, 2016 e 2018, respectivamente.
Quanto às cores, o branco foi a mais pesquisada na plataforma em 2023 por quem procurava pelo Up! , seguido pelos modelos vermelhos em segundo lugar e pretos em terceiro.
Em São Paulo , a geração 2015 do Up! lidera as vendas com 29% de participação, seguida pela geração 2016 com 21%, e a de 2018 com 20%. Os paulistas também têm preferência pelo Up! geração 2015 entre os mais procurados, seguido pelos modelos de 2016 e 2018.
O Volkswagen Up! oferece duas opções de motorização em suas versões comercializadas. A 1.0 aspirada (MPI) rende 75/82 cv (G/E) e 10,4 kgfm de torque, com transmissão manual de cinco velocidades . Já o motor 1.0 TSI (turbo) oferece 101/105 cv (G/E) e 16,8 kgfm de torque, com opção de transmissão manual de cinco velocidades , encontrada na maioria das versões, ou automática de cinco velocidades (I-Motion) . Porém, o câmbio automático I-Motion apresenta alguns problemas crônicos.
O problema mais comum encontrado no câmbio I-Motion é a dificuldade ou impossibilidade de engatar as marchas. Felizmente, esse problema pode ser facilmente resolvido com a ajuda de um scanner automotivo.
Segundo o Inmetro, o consumo de ambos os modelos é o seguinte:
- 1.0 turbo (170 TSI) MT:
CIDADE: 9,6 km/l (E) e 14,1 km/l (G)
RODOVIÁRIO: 11,1 km/l (E) e 16 km/l (G)
- 1.0 aspirado (MPI) MT:
CIDADE: 9,6 km/l (E) e 14,2 km/l (G)
RODOVIÁRIO: 10,6 km/l (E) e 15,2 km/l (G)