Após ser aprovado na Câmara, projeto de lei precisa ser aprovado no Senado
Pixabay
Após ser aprovado na Câmara, projeto de lei precisa ser aprovado no Senado

O projeto de lei que aumenta o teor de etanol misturado na gasolina foi aprovado na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (13). Segundo o documento, de autoria de Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), o etanol adicionado na gasolina aumentaria de 22% para 27%, podendo alcançar até 35% .

Chamado de “ combustíveis do futuro” , o projeto prevê ainda que a quantidade de biodiesel presente no diesel cresça dos 14% para 15% em 2025, até atingir os 20% até 2030, com possibilidade de chegar a 25% até 2031. O aumento de 2030 para 2031 passará por estudos e análises do CNPE (Conselho Nacional de Política Energética).

Segundo o autor do projeto, a mudança caminha na direção do Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que prevê a fabricação nacional de veículos mais sustentáveis , apostando em motorizações híbridas e elétricas.

O aumento de etanol na gasolina pode ser prejudicial em alguns casos, principalmente para veículos com motorização antiga, que não foram projetados para rodar com etanol.

Em veículos flex , que já foram projetados para rodar tanto com etanol e gasolina, o consumo quando abastecido com gasolina será mais elevado .

Para proprietários de carros mais antigos, uma alternativa pode ser a aposta em gasolinas premium , entretanto, elas custam ainda mais caro que a gasolina comum.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!