Fiat Titano chega para competir em território inexplorado pela Fiat
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Fiat Titano chega para competir em território inexplorado pela Fiat

A Fiat lançou na última quinta-feira, 14, a Titano , sua primeira picape média no mercado brasileiro. Pensada para rivalizar com modelos muito consolidados no segmento como Toyota Hilux , Chevrolet S10 e Ford Ranger , a fabricante italiana aposta no preço mais acessível para convencer os compradores das tradicionais picapes, ou fazer os proprietários de Toro  investir em um segmento acima.

A nova  Fiat Titano  chega em três versões , com preços variando entre 219.990 na opção Endurance , a de entrada, ou 259.990 cobrados pela Ranch , a versão topo de linha da picape.

Pesando 2.150 kg, a Titano é equipada com um motor 2.2 turbodiesel de 180 cv e 40,78 kgfm de torque (37,72 kgfm na Endurance), que garantem aceleração de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos . A transmissão é automática de seis velocidades nas versões Volcano e Ranch , enquanto a Endurance oferece caixa manual de
seis velocidades. A capacidade de carga é de 1.020 kg .

Vale destacar que a Titano conta com suspensão traseira utilizando feixe de molas, um sistema mais tradicional que prioriza a robustez ao conforto.

Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat
Fiat Titano Ranch 2024 Divulgação/Fiat

Baseada na  Peugeot Landtrek vendida na África e no Uruguai, a Titano mede 5,33 metros de comprimento, 1,89 m de altura, 1,96 m de largura (sem retrovisores), 3,18 m de entre-eixos e altura do solo de 235 mm . A caçamba conta com 1,63 m de largura máxima e volume útil de 1.109 litros (VDA).

De série, a titano conta com ar-condicionado , 6 airbags , direção hidráulica , piloto automático, volante multifuncional, e sistema de som com bluetooth e USB . Central multimídia de 10 polegadas é oferecida somente a partir da versão Volcano .

Mas o que as principais concorrentes da titano oferecem? Quais os preços? Confira:

Ford Ranger

Ford Ranger XLS é opção mais acessível e mais fraca da Ranger
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Ford Ranger XLS é opção mais acessível e mais fraca da Ranger

Ford Ranger é oferecida em uma ampla gama de modelos, mas as versões mais acessíveis são a XL 4x4 , XLS 4x2 e XLS 4x4 , custando entre R$ 234.990 e R$ 259.990 . Nas três versões, o motor é 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 41,3 kgfm de torque , mas há ainda a opção V6 biturbo de 250 cv e 61,2 kgfm  nas versões mais caras. 

O câmbio é manual na XL e automático de seis velocidades nas demais versões citadas. Vale ressaltar que nessas opções, o sistema de freio conta com tambores nas rodas traseiras. A suspensão é McPherson na dianteira com eixo rígido na traseira.

Medindo 5,37 metros de comprimento; 2,20 m de largura (com os espelhos); 1,88 m de altura e 3,27 m de entre-eixos, a picape possui capacidade de carga de 1031 kg  e capacidade máxima de imersão de 800 mm .

Mesmo nas versões mais acessíveis, Ranger se destaca pela tecnologia
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Mesmo nas versões mais acessíveis, Ranger se destaca pela tecnologia

Entre os equipamentos de série estão sete airbags , assistente de partida em rampa , volante com ajuste de altura e profundidade, painel de instrumentos digital de 8 polegadas , piloto automático, assistente de partida em rampa, controle automático de descida e central multimídia de 10 polegadas .

Toyota Hilux

Toyota prepara renovação da Hilux, que segue se mantendo entre as picapes mais vendidas
Divulgação/Toyota
Toyota prepara renovação da Hilux, que segue se mantendo entre as picapes mais vendidas

A queridinha do mercado é a Toyota Hilux . A opção com cabine dupla mais acessível é a STD Power Pack , que custa R$ 242.590 e traz de série ar-condicionado, assistente de subida, retrovisores com regulagem elétrica, multimídia de 9 polegadas e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, 7 airbags (frontais, laterais, cortina e um de joelho para o motorista).

Vale lembrar que por esse preço, a versão STD Power Pack traz câmbio manual de seis velocidades e rodas de aço de 17 polegadas. A versão automática mais acessível é a SR , que custa R$ 272.190 .

A picape mede 5,32 metros de comprimento; 1,85 m de largura (sem os espelhos); 1,81 m de altura; 3,08 m de entre-eixos e capacidade de carga de 1 tonelada. O vão livre do solo é de 286 mm.

O motor é sempre o 2.8 turbodiesel de 204 cv (224 na GR-Sport ), mas o torque é mais variável. A versão manual conta com 42,8 kgfm , enquanto as automáticas entregam 50,9 kgfm . A opção esportiva, a GR-Sport conta com 55 kgfm. A suspensão dianteira é independente e conta com braços duplos triangulares e barra estabilizadora. Na traseira, o conjunto é de eixo rígido. A tração é 4x4 e tem acionamento eletrônico da reduzida e bloqueio do diferencial.

Mitsubishi L200 Triton Sport

Enquanto nova geração não chega, L200 Triton Sport ganha visual mais agressivo
Divulgação/Mitsubishi
Enquanto nova geração não chega, L200 Triton Sport ganha visual mais agressivo

Coincidência ou não, a chegada da Titano fez a Mitsubishi  se mexer. A versão GLS , era a mais acessível e passou a se chamar GLS Plus , sendo restringida somente ao público frotista , segundo o site da fabricante. Apuramos que o modelo é vendido por R$ 249.490 , e traz de série ar-condicionado digital , volante revestido em couro, multimídia de 7 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, controles de tração e estabilidade, bloqueio de diferencial traseiro.

A picape produzida em Catalão – GO mede 5,3 m de comprimento;  1,82 m de largura; 1,79 m de altura e 3 m de entre-eixos. A altura em relação ao solo é de 220 mm, enquanto a capacidade de carga é de 1 tonelada.

O motor é 2.4 turbodiesel de 190 cv de potência e 43,9 kgfm de torque a 2.500 giros , sempre em conjunto com uma transmissão automática de seis velocidades. A suspensão conta com amortecedores duplos triangulares independentes na dianteira e eixo rígido na traseira.

Vale lembrar que a nova geração da Mitsubishi L200 é aguardada para o segundo semestre, e  ganhou a versão Outdoor na última quinta-feira.

Chevrolet S10

Chevrolet S10
Divulgação
Chevrolet S10

Assim como a picape da Mitsubishi , a S10 irá receber uma grande atualização ainda este ano . Ao contrário da japonesa, não será uma nova geração, mas sim uma reestilização pesada , para ficar mais moderna e competir no segmento que conta com rivais mais modernos.

Atualmente, a versão mais acessível da S10  com cabine dupla é a LS , que parte de R$ 247.860 . Por esse preço, é possível levar para casa a picape com transmissão manual de seis velocidades. A transmissão automática só é oferecida na versão LT, que custa R$ 20.200 a mais .

O motor é turbodiesel 2.8 litros e capaz de entregar 200 cv de potência a 3.400 giros e 44,9 kgfm de torque a 2 mil giros e nas versões manuais e 51 kgfm de torque nas opções automáticas . De série a picape traz tração 4x4, direção com assistência elétrica, freios a disco na dianteira e a tambor na traseira.

A suspensão dianteira é independente com braços triangulares articulados e barra estabilizadora, enquanto a traseira conta com feixe de molas . As rodas são de 16 polegadas.

A S10 mede 5,36 m de comprimento, 1,87 m de largura (2,13 com os espelhos), 1,83 m de altura e 3,09 m de entre-eixos. Segundo a Chevrolet, a picape possui capacidade máxima de carga de 1111 kg na versão de entrada .

Entre os itens de série estão ar-condicionado , retrovisores elétricos , controle de velocidade em descida, bancos em tecido e sistema de som com rádio AM/FM , Bluetooth e entrada USB.

Nissan Frontier

Nissan Frontier conta com motor bi-turbo e suspensão multibraços como diferenciais
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Nissan Frontier conta com motor bi-turbo e suspensão multibraços como diferenciais

A Nissan  oferece a  Frontier somente na carroceria cabine dupla, com preços entre R$ 244.450 e R$ 321.950 . Por R$ 266.450 , o cliente leva para casa a versão SE, que já oferece transmissão automática de sete marchas e motor bi-turbo diesel de 190 cv e 45,9 kgfm de torque.

A picape produzida na Argentina mede 5,26 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,86 m de altura, com 3,15 m de distância entre-eixos. O esquema de suspensão é braços duplos na dianteira e multibraços conectando a suspensão traseira .

De série, a Frontier traz freios a discos nas quatro rodas , ar-condicionado , direção com assistência hidráulica , saída de ar-condicionado para os ocupantes traseiros , seis airbags , acendimento automático dos faróis, controle de tração, descida e de partida em rampa.

As versões S e SE , as de entrada, trazem apenas dois alto-falantes na porta dianteira e sistema de som básico, contando com rádio e bluetooth. A capacidade de carga da picape é de 1.010 kg na versão Platinum e chega até a 1.043 kg na versão XE . Vale ressaltar que a Frontier  é a única com seis anos de garantia .

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