Não é de hoje que os rumores da indústria automotiva apontam para um SUV compacto da Volkswagen . Desde meados de 2020, surgem notícias de um novo produto na gama da fabricante, que segundo os colegas da Auto Esporte , chegará ao mercado em 2025.
Entre os SUVs fabricados no Brasil, Fiat Pulse e Renault Kardian partem de R$ 103 mil e R$ 112 mil , respectivamente, e inauguram uma faixa de preços onde a fabricante alemã não possui nenhum SUV compacto para contra-atacar. O Nivus mais acessível parte de R$ 132 mil .
É justamente essa faixa logo acima dos 100 mil reais que o novo produto se encaixaria. Segundo a apuração do portal, o modelo chamado internamente de “A0 SUV”/“VW246”, chegaria ao mercado compartilhando muitas peças da plataforma MQB A0 , a mesma de Polo e Virtus , justamente para ser mais acessível .
Para baratear o projeto, peças de estamparia como as portas, seriam compartilhadas entre Polo e o novo modelo. Para facilitar a produção e reduzir custos, a planta de Taubaté, que já produziu o Gol e agora é responsável pelo Polo Track - também baseado na MQB A0 - será a encarregada de produzir o novo modelo.
Segundo a reportagem, mesmo com tantos itens compartilhados, o investimento para o novo lançamento será de cerca de 1 bilhão de reais , e incluiria uma dianteira completamente inédita.
Um SUV baseado na plataforma MQB A0 está cada vez mais perto de se tornar realidade. Nas últimas semanas, a Skoda , braço da Volkswagen para países em desenvolvimento, anunciou a chegada de um novo SUV para a Índia, com especificações muito próximas do projeto 246 brasileiro.
O modelo indiano terá menos de 4 metros de comprimento , entretanto, deverá sofrer leves alterações no projeto para ser maior no Brasil. Esse movimento é até comum em modelos que chegam para o nosso mercado. O próprio Volkswagen Up nacional era maior em comprimento e entre-eixos que o europeu.
Ainda de acordo com a reportagem, o motor do novo SUV será o já conhecido 1.0 TSI na sua versão “170”, que entrega 116/109 cv de potência no etanol/gasolina e transmissão manual de cinco marchas, além da opção 200 TSI de 128/116 cv e 20,4 kgfm de torque com transmissão automática de seis marchas.
Um produto mais acessível pode fazer a Volkswagen apostar mais facilmente na eletrificação de Nivus e T-Cross , uma vez que a adoção de um sistema híbrido, por mais simples que seja, elevaria os custos dos modelos para o consumidor final .
Entre os itens de série esperados, a novidade deverá contar com painel de instrumentos digital de oito polegadas, central multimídia de 10”, volante multifuncional, quatro airbags, e carregador de celular por indução, itens similares ao oferecido pelo Polo Comfortline, que custa cerca de R$ 111 mil atualmente.